
Dificuldades para utilizar o seu Notebook, pois está muito sujo? Navegabilidade lenta e problemas durante a digitação? Você já pensou em higienizar o aparelho eletrônico? Não sabe como limpar seu notebook de forma correta sem prejudicar o equipamento? Veja até o final as dicas que separamos!
Assim como, os smartphones e televisões, o Notebook também precisa de uma higienização periódica no exterior e seus componentes internos, dessa forma, protegendo e ampliando a vida útil do aparelho.
Índice - Conteúdo que você encontrará nesse artigo:
Por esta razão, preparamos 12 dicas para manter a conservação do seu Notebook
1. Higienize a área externa do Notebook
O primeiro passo é separar os itens que podem auxiliar durante a limpeza do seu Notebook, logo, flanelas de microfibra umedecidas, com álcool isopropílico e soluções apropriadas são alguns elementos para a limpeza ocorrer adequadamente.
Ao organizar os produtos de limpeza, mantenha o Notebook desligado durante todo o processo, a fim de evitar possíveis danos ao aparelho.
Dito isto, a primeira higienização deve ocorrer no exterior do eletrônico com o auxílio da flanela de microfibra levemente umedecida com soluções de limpeza fabricadas para Notebook.
Dessa forma, friccione levemente pela área externa do Notebook, principalmente no teclado, local propenso a sujeiras mais pertinentes.
A tela, também deve ser higienizada, no entanto, redobre o cuidado ao limpar o LCD evite atritos e fricções excessivas, faça movimentos suaves e com cautela.
*Abrir o notebook
A higienização completa do Notebook, exige a divisão da parte externa com o área interior, com o objetivo de limpar os componentes internos do eletrônico.
Desse modo, siga as orientações descritas no manual do aparelho ou contate o auxilio de um técnico especialista para a limpeza interna do Notebook.
10 Dicas de como deixar o notebook mais rápido!
2. Hastes flexíveis e pincéis podem auxiliar
Prepare os materiais de limpeza para a higienização interna do Notebook, Hastes Flexíveis e pincéis secos são ótimos aliados para a remoção de poeira.
É primordial que durante essa etapa não se utilize produtos à base de água para a retirada de poeira acumulada com o uso.
Desse modo, procure em lojas físicas ou na internet, pincéis com cerdas macias e firmes para a higiene de componentes, assim como, auxilia na limpeza do teclado.
Outra dica é investir em escovas e kit’s fabricados para Notebook, dessa maneira, os materiais garantem o efeito antiestática e a agilidade ao decorrer do processo.
3. Remova a poeira dos componentes internos
Com o pincel ou as hastes em mãos, localize os espaços com maior concentração de sujeira, próximo aos conectores de USB e ventoinha são áreas que acumulam bastante poeira.
Dessa forma, friccione sempre o pincel levemente entre os “caminhos” dos componentes, evite pressionar com rigidez a área interna do Notebook.
Isto é, essa fase da higienização do eletrônico consiste apenas na remoção de poeiras que ocorrem durante a utilização. Sendo assim, não insista na extração de cola e outros elementos.
Ainda mais, os componentes removíveis como, a bateria e o cooler auxiliam favorecendo a limpeza, ou seja, remova estes elementos com cuidado e continue a higienização no local.
4. Utilize Álcool isopropílico
Invista no álcool isopropílico, isto é, água e soluções com detergentes facilitam a deterioração dos componentes do Notebook, logo, o recurso mais indicado é o álcool isopropílico com concentração 70°.
Isto posto, o álcool isopropílico pode ser encontrado em farmácias, mercado, bem como, lojas de manutenção de eletrônicos.
Vale destacar, que outras concentrações como 46% e 96% não são recomendadas, podendo ocasionar a avaria do Notebook.
Limpeza do teclado
5. Quando limpar o teclado?
Ao constatar dificuldades para trabalhar e digitar no Notebook pode ser recomendado uma limpeza profunda ou superficial no teclado.
Ou seja, durante a rotina de Home Office, assim como, ao utilizar o eletrônico para jogos e afins, efetuamos ações que prejudicam o funcionamento correto do Notebook, por exemplo, efetuar refeições, não higienizar periodicamente o teclado, bem como, utilizar pilhas velhas e distintas.
Dessa maneira, a vida útil do acessório é danificada, provocando falhas e avarias, e até perda total de uma ou mais teclas.
Para evitar a perda parcial ou total, do teclado é indicado realizar uma manutenção superficial a cada 15 dias com o auxílio de uma toalha microfibra e hastes flexíveis (cotonete).
Já para uma higienização completa, a retirada do teclado é a solução mais indicada.
6. Limpeza superficial
Com o auxílio de uma pano de microfibra, ou seja, as mesmas características que você utilizou na higienização do Notebook, também, será manuseado para a limpeza do teclado.
Logo, com a microfibra em mãos, assim como, o popular álcool isopropílico manipule sob as teclas superficialmente, evitando o desgaste das letras, bem como, a deterioração do acessório.
As hastes flexíveis são aliadas no momento de higienizar os acessórios e componentes do Notebook, dessa maneira, utilize o cotonete entre os espaçamentos das teclas para a retirada do acúmulo de poeira e outros elementos.
Para a remoção de sujeiras persistentes umedeça moderadamente a microfibra com álcool isopropílico 70° e friccione sob a tecla.
*É primordial destacar que a higienização deve ocorrer obrigatoriamente com o Notebook totalmente desligado, logo sem nenhuma corrente de energia.
7. Utilize hastes flexíveis(cotonete)
Assim como, o álcool isopropílico é um elemento colaborador da higienização de Notebooks, as hastes flexíveis, ou seja, cotonetes são ferramentas auxiliares na hora de limpar o teclado.
São encontrados facilmente em casa desse modo, evitam maiores gastos assim como, facilita a limpeza recorrente do Notebook e seus acessórios.
Para a higienização do teclado, as hastes flexíveis são essenciais para a extração de sujeiras, localizada entre os distanciamentos das teclas.
Limpeza total do teclado
Na ocasião de uma higienização completa do teclado, é recomendado a retirada de peça por peça para uma limpeza complexa do componente.
Desse modo, é aconselhado o conhecimento de técnicas e métodos que facilitem a remoção do teclado evitando possíveis avarias no Notebook.
À vista disso, entre em contato com uma assistência técnica de confiança para a higienização completa do seu teclado evitando possíveis danos ao acessório.
8. Dicas para manter o teclado limpo
- Evite efetuar refeições durante o uso do Notebook;
- Utilize telas protetoras no teclado;
- Não manipule o teclado com força;
- Evite pentear cabelos/maquiagens e outras ações próximas do teclado;
- Higienize semanalmente o teclado.
Mouse/Touchpad
9. Por que limpar o notebook?
O desgaste físico e o acúmulo de gordura e poeira no touchpad danificam gradativamente o touchpad do Notebook. Principalmente quando praticamos refeições e ingerimos bebidas durante o uso.
Dessa forma, o mouse ganha novas cores com o desgaste, logo prejudicando o reconhecimento ao manusear o touchpad. Dificultando a navegação e funcionamento do Notebook.
Sendo assim, primordial a limpeza do touchpad, isto é, evita o desgaste para o deslizamento completo e ágil do mouse, facilitando a rotina e o uso do acessório.
O primeiro passo, para evitar danificar o componente é impedir o contato do touchpad com alimentos e produtos que desgastam o acessório, como loções hidratantes, petiscos gordurosos e borrifos de água, bem como, outras soluções.
10. Como começar a limpar notebook?
Lembre para começar a limpeza de qualquer acessório do Notebook é imprescindível o desligamento do aparelho, bem como, a remoção do eletrônico da tomada.
Desse modo, comece preparando as ferramentas auxiliares para a remoção de sujeira do touchpad, a fiel companheira pano de microfibra e o álcool isopropílico.
Nesse caso, a microfibra umedecida delicadamente com água pode ser uma opção, no entanto, nunca mergulhe ou molhe intensamente o pano.
Após desligar e manter em mãos o pano de microfibra umedecido com água ou álcool friccione levemente no touchpad, posicionando de forma mais intensa em locais de grande concentração de sujeira.
Ao verificar a higienização do touchpad, utilize papel toalhas ou um pano seco para complementar a limpeza do mouse.
11. Evitando o desgaste
Sabemos que durante o Home Office e o ensino à distância, fica difícil a divisão de intervalos e pausas entre uma tarefa e outras. Dessa forma, provocando a manipulação do Notebook nas refeições.
Contudo, ao utilizar o eletrônico durante o almoço e até mesmo entre um lanche e outro, os acessórios e componentes são danificados pelo acúmulo de elementos e sujeiras em contato com o Touchpad e teclado.
Desse modo, a manutenção e a troca do Notebook se tornam periódicas, reduzindo a vida útil do aparelho, logo, ocasionando gastos e atrasos nas tarefas.
Por esta razão, invista em separar o local de trabalho e almoço, assim como, manipular o Notebook em áreas externas e locais íntimos como banheiro.
12. Quando é preciso trocar o Notebook?
A falta de higienização e o mau uso são precursores da troca de aparelho, ou seja, ao constatar o desligamento recorrente do eletrônico, assim como, falhas persistentes nos acessórios a substituição pode ser necessária.
Entretanto, contate uma assistência técnica para verificar as condições e soluções que estão prejudicando o funcionamento do seu Notebook.
Caso seja necessário mesmo troca seu notebook, veja no link abaixo, as dicas de como escolher o melhor notebook para suas necessidades.
Essas dicas de como limpar o notebook corretamente te ajudaram? Então compartilhe com seus amigos as informações úteis para limpar e conservar o notebook.