Informática

Cooler do Notebook fazendo barulhos? 6 Dicas para eliminar ruídos!

Quer diminuir ou até evitar barulhos no cooler do seu notebook? Então veja agora essas dicas que separamos para você!

O notebook é uma das principais ferramentas de trabalho e estudo que utilizamos atualmente. Assim como, a facilidade para navegar na web e aproveitar as plataformas de streaming e redes sociais.

Sendo assim, uma das principais queixas encontradas nas assistências técnicas é o barulho alto e hiperventilação do cooler do Notebook. Isto é, normalmente a execução apresenta sons habituais no aparelho eletrônico.

No entanto, quando ocorre o alto desempenho do Note, assim como anormalidades no sistema é comum que o cooler reconheça e comece a apresentar um ruído com alto volume.

Dito isto, esclarecemos abaixo o que fazer quando o cooler do seu Notebook apresentar ruídos. Confira!

1. Higienize o cooler

Com o manual do seu Notebook em mãos, ( também disponível na web), separe a tampa protetora do seu Note e desconecte o cooler do processador ou fonte de alimentação. 

Lembre-se de executar todo o processo com o Notebook desligado e afastado de qualquer fonte de energia.

Dessa forma, o próximo passo é utilizar uma haste flexível ou até um aspirador de pó portátil para a higienização completa do cooler, sempre longe de qualquer líquido ou produto detergente. 

Ainda mais, o pano de microfibra pode ser um auxiliar importante para retirar a poeira persistente sem soltar fiapos e retalhos do tecido. 

Após a limpeza, verifique se o barulho retornou a normalidade, se sim siga com as tarefas normalmente. Já para quem não obteve resultados continue para a dica abaixo. 

2. Verifique o desempenho de energia do Notebook

O superaquecimento ocasionado por diversas tarefas em execução no Notebook, também são condições que alteram a operação do cooler.

Logo, verifique no menu iniciar e na gestão de tarefas os programas que estão em execução em segundo plano.

Por exemplo, jogos, programas de photoshop e conversação costumam alterar o desempenho do Notebook.

Em vista disso, ao constatar o processamento de diversos programas, ligue a economia de energia, ou desative os aplicativos no sistema operacional. 

Evite, também, utilizar o Notebook em superfícies como cama e sofá, outra dica é impedir a utilização em contato com a pele. Assim, você permite a entrada e saída de ar pelas entradas do aparelho. 

3. Notebook ligado o dia todo

Pode parecer incômodo, contudo, o permanecer com o Notebook ligado durante mais de 6 no dia é prejudicial ao cooler e todo o sistema do seu Note.

Dessa forma, opte por intervalos ao longo do dia no Notebook, ou seja desligue o aparelho na hora do almoço, durante o banho e entre as pausas do trabalho.

Outra dica, é evitar esquecer o eletrônico no modo descanso, quando isto ocorre o sistema operacional continua trabalhando e executando o processador, logo aumentando o risco de danificações no cooler.

4. Não utilize o Notebook em ambientes com alta temperatura

Sabemos que o Brasil é um país tropical de clima elevado e seco, entretanto, o seu Notebook não reconhece o momento de sair para se refrescar.

Brincadeiras, a parte, opte por executar um projeto, cursos e trabalhos em ambientes com ventilação direta.

Quando utilizamos o Note em ambientes com temperaturas elevadas, ocorre o aumento do desempenho do Notebook, assim elevando a operação do cooler, por consequência levando ao desgastes e barulhos incomuns. 

5. Substitua o cooler

Em certas ocasiões a melhor recomendação é substituir o cooler, principalmente quando o acessório precisa de lubrificação e desgaste do eixo.

Sendo assim, para evitar a manutenção recorrente do cooler, a melhor opção é substituir o componente pelo mesmo modelo e indicação para o seu Notebook.

Na plataforma da fabricante, assim como no manual de instruções você pode encontrar e acompanhar o modelo correto para a substituição.

Lembre-se ao sentir insegurança para manipular o acessório entre em contato com um assistente técnico especializado. 

6. Bios desatualizada

A BIOS é a principal fonte de reconhecimento de hardware e inicialização do seu Notebook, por esta razão é primordial manter a atualização do Sistema.

Logo, ao apresentar falhas e os famosos bugs durante a execução do sistema o cooler pode ser um dos afetados pela desatualização. 

Dessa forma, procure manter o update da BIOS do seu Notebook, alguns aparelhos podem executar a atualização, a partir da inicialização.

Bem como, encaminhar-se até a plataforma do seu Hardware para o download de atualização da BIOS. 

Beto Serrano

Especialista em reviews e comparação de diversos produtos e serviços. Siga nossas redes sociais e receba as atualizações do portal Melhor Marca e não erre na hora de comprar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo