Informática

15 Dicas de como escolher e comprar um excelente notebook!

Quer saber como escolher e comprar um notebook com tudo que você precisa e investindo apenas o necessário? Então veja essas 15 dicas essenciais que separamos para você!

Com o grande avanço do Home Office, e o EAD ( Ensino à Distância), comprar um notebook se tornou uma tarefa constante nas casas brasileiras, no entanto, com a falta de informações e preços elevados finalizar a compra do eletrônico, pode se tornar cansativo.

Ocasionando, erros e frustração no momento de usufruir, do dispositivo, como hardware com falhas, lentidão e pouca memória RAM.

Além de tudo, ao optar por um Notebook, é primordial, atentar-se ao custo-benefício, ou seja, aproveitar, não só um valor vantajoso, como também, um eletrônico que funcione de modo adequado.

Por este motivo, preparamos 15 dicas essenciais na hora de escolher um Notebook. Continue!

Antes de tudo, já abra essa página para ler depois, porque nela está a lista atualizada com os melhores notebook para trabalho em 2021 <= clique para ver a lista. Com os recentes lançamentos e o melhor custo x benefícios em notebook para comprar. Já se você procura um notebook para estudar, temos esse guia com os melhores.

Qual a razão da compra de um novo Notebook?

Antes, de continuar com as dicas para escolher e comprar um ótimo notebook, fique atento quais as funções e o motivo da compra de um novo dispositivo, isto é, um Notebook para Jogos e Trabalho, possuem funcionalidades diferentes, logo, precisam de recursos que atendam o usuário.

Ainda mais, a depender da tarefa exercida no seu trabalho, pode ser que aparelhos mais simples não atendam os recursos necessários para a conclusão de um projeto.

Á vista disso, anote os seus objetivos e todas as dicas apresentadas, a seguir:

1. Processador

O Processador funciona como o “cérebro” do seu notebook, o elemento é responsável pela ação de comando do dispositivo, ou seja, ao optar por um chip potente, consequentemente, as funcionalidades e as tarefas, entregaram velocidade.

Por conseguinte, programas como Adobe, o pacote Office e jogos funcionaram com maior velocidade e facilidade no Notebook.

No entanto, qual escolher? Hoje, no Brasil mantemos duas fabricantes de processadores a Intel e  os chips da AMD, respectivamente as linha com maiores potencias são:

  • Intel Core i7 – Recomendado para usuários que trabalham com edições de vídeos, games profissionais e profissões que exigem alta produtividade;
  • Intel Core i5 – Indicado para profissionais que utilizam Softwares e programadores como edição de fotos, no entanto, ainda se beneficiando do custo-benefício;
  • Intel Core i3 – Com uma funcionalidade mais reduzida, este modelo de processador é adicionado a Notebooks básicos, ideal para estudantes e o uso de pacote Office.

Não deixe de ver também no link logo abaixo, as dicas fundamentais para fazer uma compra segura na internet, inclusive para quem está escolhendo e pretende comprar um notebook!

2.  Memória Ram

Diferente dos HD’s a memória Ram exerce a responsabilidade de auxiliar no funcionamento de um programa, isto é, ao clicar em um Mecanismo de Busca, a memória Ram age na tarefa de roda o aplicativo salvando temporariamente as informações para o acesso.

Ou seja, o componente exerce tarefa em um espaço curto-tempo durante a abertura e funcionalidade do programa, promovendo a agilidade e o uso correto do Software.

Hoje, o Mercado disponibiliza memórias, a partir de, 4GB para Notebooks com baixo desempenho, até o limite de 16GB, para dispositivos que precisam realizar tarifas com alta produtividade.

Ainda mais, na hora de escolher e comprar o seu Notebook, fique atento ao Double Data Rate, simplificado como DDR, são classificadas em DDR3, DDR4 e DDR5, respectivamente correspondem a componentes mais recentes e potentes.

3.  HD e SSD qual escolhe para o seu novo Notebook

Decidir pelo SSD em 2021, é a melhor opção para garantir Notebooks com maior velocidade e memória disponível de armazenamento, este modelo de memória, proporciona abertura e funcionamento de programas com rapidez.

Além do mais, o usuário evita longas horas, durante a transferência de arquivos e funcionamento de desempenho completo de Softwares.

Por último, não menos importante, ao decidir por um HD ou SSD, mantenha a atenção na capacidade do componente, SSD’s com 120GB são ótimos para Notebooks de alto desempenho, já para quem prefira o HD pode desempenhar alta velocidade, a partir de 500 GB.

4.  Bateria

Antes de finalizar, a compra do seu Notebook confira na ficha técnica do fabricante, os dados sobre a capacidade da Bateria, logo, fique atento no desempenho da Bateria após o carregamento completo.

Profissionais e estudantes que passam longo tempo, distante de tomadas, ou, precisam terminar tarefas em ambientes não convencionais para o trabalho, podem optar por Notebook que ofereçam 6 horas de capacidade da bateria.

Já, quem busca um custo-benefício e dispositivos mais baratos no Mercado, devem escolher aparelhos com desempenho de 4 horas de funcionamento, após recarga completa.

5. Chip Gráfico

Fundamental, na hora de rodar jogos e programas de alta desempenho o GPU, desenvolve a tarefa de processar e calcular a velocidade de gráficos e imagens em terceira dimensão, deste modo, o GPU trabalha como um processador da placa de vídeo.

Logo, todos os Notebooks oferecem o componente, no entanto, para favorecer o alto desempenho de jogos e Softwares, pode ser essencial optar por modelos conhecidos como, GPU offboard, popularmente GPU, dedicada.

Este componente, fica responsável de rodar gráficos e imagens em 3D, presentes em jogos profissionais e programas como Adobe Photoshop.

Caso interesse excelente placas de vídeos, na atualidade, as melhores placas de vídeo para notebook são Geforce GTX 1060, 1070 e 1080.

Se você quer comprar um excelente notebook, certamente essas placas são as melhores opções na hora de escolher.

6. Display

O Display, ou, a Tela do Notebook, também, precisa de atenção na hora de escolher o seu próximo dispositivo com os seus objetivos anotados, confira novamente quais as funções e o local que você utilizará o aparelho.

Desta forma, o usuário garante que o Notebook aproveitado, mantenha uma facilidade de locomoção, assim como, aproveitamento de gráficos para projetos e gamers.

Logo, analise dispositivos com 14 polegadas para facilidade no transporte e desempenho de funções básicas, já para uma alta perfomance e escritórios modelos com 15,6 polegadas, ou, superior podem ser o ideal.

7. Compare preços de Notebook’s

Talvez, a dica destaque no momento de comprar um Notebook, é manter o olho nos preços oferecidos em lojas e e-commerce’s.

Verifique habitualmente, os valores e as variações de preços entre divergentes dispositivos, ainda mais, sempre mantenha a atenção no custo-benefício, Notebooks com ofertas inferiores aos demais, podem apresentar um desempenho lento e reduzido a funções básicas.

Confira, também, as ofertas de pagamento na plataforma, há diversas redes de varejo, que oferecem descontos a compras à vista, assim como, parcelas entre 12 à 24 prestações.

8. Teclado

Fique de olho, em Notebooks, que apresentam configurações internacionais do teclado, ou seja, este modelo de dispositivo pode não oferecer o padrão brasileiro de ortografia ABNT2, dificultando a usabilidade do eletrônico, como também, em possíveis correções em tarefas.

Sendo assim, ao escolher um Notebook com teclado configurado para o Brasil, você evita possíveis combinações e complicações na hora de finalizar um trabalho.  

9. Sistema Operacional

Dê preferência, a sistemas operacionais, da categoria do Windows (o mais avançado da atualidade é o Windows 10), ou seja, Notebooks com valores mais baixos, ou, compactos podem oferecer o sistema, Linux ou Chrome OS. Esses modelos, apresentam algumas divergências com Softwares já conhecido dos usuários.

Por exemplo, o pacote Office e o Internet Explorer não estão presentes, nesses sistemas operacionais, além do mais, ao optar pelo Windows 10, direto da fábrica você evita, possíveis erros, como mensagem de falsificação do produto, e até mesmo, aplicativos indisponíveis, para Linux.

10. Confira a Porta USB e leitor de cartão SD do notebook

Para facilitar a transferência e armazenamento de arquivos como, fotos e músicas entre o seu Notebook e Smartphone, decida por um eletrônico com entradas USB e conexões externas, amplas, isto é, verifique se o aparelho fornece 2 ou mais entradas de conexões USB, entrada de cartão de memoria e até entrada HDMI, para conexão com outros aparelhos eletrônicos.

Leitores de DVD e CD, também, são importantes na hora de escolher um Notebook, observe se a leitura é oferecida, especialmente em dispositivos compactos.

4 dicas rápidas no momento de escolher o seu Notebook

11. Opte por um Notebook com Webcam;

12. Evite a compra de marcas desconhecidas no Mercado;

13. Confira os Ultrabooks;

14. A compra de armazenamentos em nuvem, podem ser indicado para salvar fotos e arquivos leves;

15. O notebook ter Bluetooth também é recomendado para fazer transferência de arquivos e emparelhamento com outros dispositivos.

Caso não queira pagar por armazenamento, existe ainda a opção de hospedar seus arquivos do dropbox e Google Drive.

Conclusão qual escolher?

Em síntese, decida pelo Notebook, que ofereça o melhor aproveitamento e custo-beneficio do valor do aparelho, ainda mais, analise a vida útil da bateria e componentes.

Além de tudo, opte por componentes de média e alta performance, para garantir o alto desempenho de suas tarefas.

Beto Serrano

Especialista em reviews e comparação de diversos produtos e serviços. Siga nossas redes sociais e receba as atualizações do portal Melhor Marca e não erre na hora de comprar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo