Informática

Os 12 Melhores notebooks para trabalho em 2021

Acerte na hora de escolher seu notebook, conheça agora quais são as melhores marcas de notebooks para trabalhar em 2021. 

Na era digital, ter um bom notebook para trabalho é essencial, de modo que você possa transportá-lo para onde for. Dessa forma, você tem o que precisa para o seu trabalho com a mesma qualidade de um desktop, e vantagens adicionais.

Por exemplo, como já falei, o notebook para trabalho pode ser transportado – e você pode levá-lo até para casa. Além disso, ele também ocupa menos espaço que os desktops convencionais, oferecendo outros ganhos.

Uma série de marcas têm apostado há muitos anos nestes modelos, desenvolvendo produtos que são cada vez melhores. Em eficiência, eles são de extrema qualidade, até mesmo sendo capazes de rodar softwares mais pesados.

Então, pensando nisso, separei esta publicação com os 12 melhores notebooks para trabalho. Para conhecê-los, leia até o final!

Se também está procurando um notebook para estudar, recomendamos ler esse artigo: Qual o melhor notebook para estudar? Veja o Top 10 2021, pois você pode pode encontrar um que seja ideal para todas as suas tarefas, tendo um ótimo notebook para trabalho e estudo.

Como escolher o melhor notebook para trabalho?

Antes de ver os modelos, é preciso que você saiba pelo menos o básico de como escolher o melhor notebook para trabalho. Para isso, vou ensinar agora como compreender alguns fatores básicos da construção de uma máquina destas. Veja:

Tamanho da tela: isto vai muito do gosto, sendo que telas maiores facilitam a visualização (sobretudo de imagens), enquanto menores tendem a ser mais fáceis de transportar.

  • Processador: é como o cérebro do produto, e normalmente são da Intel nas versões i3, i5 e i7 (em geral, quanto maior, maior o desempenho).
  • Memória RAM: também afeta no desempenho.
  • Armazenamento interno: é a capacidade de manter arquivos salvos no computador.
  • Placa de vídeo: mais uma variável que afeta no desempenho, pode ser integrada ou dedicada – sendo esta última o melhor.

Então, se você precisa utilizar programas pesados, que exijam bastante, é melhor ter um processador mais robusto, uma placa de vídeo dedicada e memória RAM de pelo menos 8 GB. Caso contrário, não é tão necessário.

Além disso, pense em outras questões. A portabilidade, para transportar, e o conforto do produto também são essenciais. Assim, tenha tudo isto em mente na hora da sua escolha.

Critérios para estar nessa lista de melhores laptops

Elaboramos essa lista seguindo os mesmos critérios de outros produtos apresentados aqui no portal:

  • autoridade da marca em relação ao produto;
  • tecnologia embarcada;
  • avaliação dos consumidores nas lojas mais confiáveis que comercializam o produto;
  • custo x benefício. Abaixo está a lista completa para acompanhar.

Não deixe de ver os comentários ao final do artigo e ajude os próximos leitores deixando também sua avaliação.

Melhores Marcas de Notebooks para trabalhar – Lista atualizada 2021

1. Notebook Lenovo Ideapad 330

Começando nossa lista de melhores notebook para trabalho, temos o Lenovo Ideapad 330. Este é um modelo intermediário desta fabricante que é conhecida pela excelência dos seus produtos.

Neste sentido, portanto, este modelo possui um bom custo-benefício, se destacando na faixa de preços que ocupa. Sua tela tem 15,6 polegadas, sendo amplo e com tratamento antirreflexo, ideal para quem trabalha e fica muito diante do laptop.

Além disso, os sistemas de som dos notebooks da Lenovo são reconhecidos, graças à parceria da empresa com a Dolby Áudio. Dessa maneira, os autofalantes são bem potentes no que diz respeito à qualidade do som emitido.

Outra vantagem deste que se destaca entre os melhores notebooks para trabalho, é a sua conexão. Ele possui a tecnologia WIFI/AC, que permite que você tenha conexões até duas vezes mais rápidas que outros computadores da categoria.

Já o ponto negativo se dá justamente por conta de uma de suas possíveis vantagens, que é o tamanho. A despeito de ter uma tela grande, isto vem com o custo de ser considerado grande – e, por isso, mais difícil de transportar.

Ficha técnica:

Tamanho da tela: 15,6”

  • Processador: Intel Core i5 8250U (4 GB) ou Core i7 8550U (8 GB)
  • Memória RAM: 4 ou 8 GB 2133 MHz DDR4
  • Armazenamento interno: 1 TB
  • Placa de vídeo: Integrada Intel UHD Graphics 620 ou GeForce MX150 com 2GB dedicados GDDR5

 


2. Notebook Lenovo IdeaPad S145

Seguindo com os modelos da Lenovo, agora temos o IdeaPad S145, um modelo que se adequa a um perfil um pouco distinto do que aquele anterior. Ainda assim, há algumas similaridades, com a qualidade do produto.

Aliás, ainda sobre estas similaridades, a certificação Dolby Audio também está presente, garantindo a qualidade do som. Com relação ao tamanho da tela, é o mesmo, tendo o total de 15,6 polegadas também, com qualidade full HD.

Neste sentido, então pela qualidade das imagens que fornece, este modelo costuma ser indicado a quem trabalha com imagens. Inclusive, por poder ter uma placada de vídeo dedicada, isto é melhor ainda, aguentando softwares mais pesados.

Assim como o Lenovo IdeaPad 330, inclusive, aqui há distintos modelos os quais você pode optar. Ele é vendido em versão i5 e i7, do mesmo modo que o anterior, tendo o último especialmente mais potente.

Neste notebook, busca-se aliar conforto com produtividade, sendo especialmente focado em quem trabalha. Embora tenha um preço mais elevado, o custo-benefício é bastante elevado neste produto.

Ficha técnica:

  • Tamanho da tela: 15,6”
  • Processador: Intel Core i5 – 1035G1, Intel Core i5 – 8265U ou Intel Core i7 – 8265U
  • Memória RAM: 8GB, com possibilidade de SSD de 256 GB
  • Armazenamento interno: 1TB
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce MX110 com 2GB dedicados GDDR5

 


3. Notebook Acer Aspire 3

Seguindo na lista de notebook para trabalho que mais se adequam ao seu perfil, agora temos o Acer Aspire 3. Assim como a Lenovo, a Acer também é uma marca muito consolidada no mercado, e respaldada pela qualidade de seus produtos.

Este modelo de notebook oferece um grande desempenho para a realização de tarefas do dia a dia e, igualmente, para tarefas mais pesadas. Dessa maneira, é ideal para o seu trabalho até mesmo se tiver de usar softwares mais exigentes.

Com um estilo um pouco distinto do que os modelos da Lenovo, a Acer também não perde em design e beleza neste modelo. Desse modo, também serve para você se gostar de algo com mais estilo e um bom acabamento.

A tela, assim como os dois anteriores, também é de 15,6 polegadas, neste caso com LED LCD. Já, com relação à resolução, é HD, permitindo boas imagens e uma ótima experiência na visualização da tela.

Ficha técnica:

  • Tamanho da tela: 15,6”
  • Processador: AMD Ryzen 5 – 3500U Quad-Core
  • Memória RAM: 12GB (4GB Soldada + 8GB Módulo) RAM DRR4
  • Armazenamento interno: 1TB HDD
  • Placa de vídeo: AMD Radeon

 


4. Notebook Dell Inspiron 15 3000 I15-3583-A30P

A empresa norte-americana Dell é uma das mais consagradas quando o assunto é de melhor notebook para trabalho. Então, como não poderia deixar de ser, pelo menos uma das opções da lista é dela. Neste caso, o modelo Dell Inspiron 15 3000.

Entre as suas características, há mais uma vez a similaridade com os anteriores, que é a tela de 15,6 polegadas, facilitando a visualização na tela. Além disso, sua tecnologia é de LED, também com antirreflexo.

Entre as vantagens, uma das mais conhecidas com relação à Dell é o suporte. Ele é considerado um dos melhores do ramo, sendo sempre motivo de elogio pelos consumidores e usuários.

Além disso, o processador é muito bom e a capacidade de armazenamento interno é superior aos notebooks anteriores aqui da lista. Com isso, portanto, há muito mais espaço para salvar seus arquivos, imagens, vídeos, etc.

Há de se destacar também o design deste notebook. Ele tem um arcabouço mais fino, o que permite que seja mais fácil de transportar, ainda que tenha um tamanho parecido com o dos notebooks mostrados até aqui.

Ficha técnica:

  • Tamanho da tela: 15.6”
  • Processador: Intel Core I7-8565U de 8ª Geração
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 2 TB
  • Placa de vídeo: AMD Radeon 520 2G Gddr5

 


5. Notebook Samsung Expert X30 M

Mais um produto da lista de melhor notebook para trabalho é o Samusng Expert X30 M, trazendo outra empresa consolidada no mercado. A marca sul-coreana é muito conhecida pelos seus eletrônicos, e aqui não seria diferente.

Assim como os anteriores, ele é fabricado pensando em quem precisa de um computador para trabalho, fornecendo a garantia de que você consegue rodar todo tipo de software. Ele é preparado exatamente para isso.

Com relação às suas características, conta, por exemplo, com um processador Intel Core i5, além de 8 GB de memória RAM, que facilitam neste processo. O armazenamento interno, de 1 TB, também é eficaz ao possibilitar uma série de artigos para serem guardados.

Com relação à tela, também conta com 15,6 polegadas, além de uma tecnologia HD com antirreflexo na resolução. Por fim, o desbloqueio, com a senha, conta com uma tecnologia própria, de desenhá-la no touchpad.

Ficha técnica:

  • Tamanho da tela: 15.6”
  • Processador: Intel Core i5 Quad-Core
  • Memória RAM: 8 GB DDR4
  • Armazenamento interno: 1 TB
  • Memória RAM: 8 GB
  • Placa de vídeo: Intel UHD Graphics 620

 


6. Notebook Asus Vivobook

Continuando, então, a diversificar um pouco também nas marcas de melhor notebook para trabalho, finalmente temos uma versão da Asus em nossa lista. É o Asus Vivobook, da marca que demonstra ter entrado com tudo neste mercado.

Com vários modelos distintos à venda, um dos que mais se destacam e que mais caiu no gosto do público é o Vivobook. Sua tela é de 15,6 polegadas, com uma resolução em full HD, tendo grande qualidade.

Além disso, ele é extremamente ergonômico, trazendo mais conforto para quem passa horas em frente ao notebook e digitando. Também é fino e leve, o que facilita a sua portabilidade, bom para quem tem de transportá-lo frequentemente.

Neste caso, este notebook possui diferentes modelos. Então, um dos que mais destacamos é o de código X512FB, que permite rodar muitos programas até mais pesados. Isto porque possui uma placa de vídeo dedicada, além de um Intel Core i5 de 8ª geração e 8 GB de memória RAM.

Ficha técnica:

  • Tamanho da tela: 15.6”
  • Processador: Intel Core i5 8065U   
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 1 TB
  • Placa de vídeo: Nvidia GeForce MX110 com 2 Gb de memória dedicada GDDR5

 


7. Notebook Lenovo Yoga 520

Voltando aos modelos da Lenovo nesta lista de melhor notebook para trabalho, temos o Lenovo Yoga 520.

Este produto é complementar a todos os descritos anteriormente, e de certa forma até único e inovador.

Isto porque este modelo é ideal se você viaja muito a trabalho e precisa de uma opção que seja leve e compacta, e que se adapte a qualquer ambiente. Também neste caso, é importante que o seu notebook seja fácil de transportar e leve.

E, tudo isso, o Lenovo Yoga 520 possui, sendo praticamente um “2 em 1” e fazer também uma função de tablet.

Neste caso, porém, ele perde um pouco no tamanho da tela com comparação aos anteriores, tendo 14 polegadas com resolução HD.

Com relação a outras informações da ficha técnica, no entanto, não fica atrás. Embora sua placa de vídeo seja integrada, possui um bom processador (i7 de 7ª geração), 8 GB de memória RAM e uma ótima capacidade de armazenamento.

Dessa maneira, ele é ideal se você precisa se locomover muito e, por ter apenas uma placa de vídeo integrada, se você não utiliza softwares muito pesados. Ele tem três modos de uso (comum, tablet e tenda), e em todos funciona bem.

Ficha técnica:

  • Tamanho da tela: 14″
  • Processador: i7 de 7° geração
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 1 TB
  • Placa de vídeo: Intel UHD Graphics 620

 


8. Microsoft Surface Pro 7 12.3 Touch I3

Mais uma vez com uma marca alternativa de melhor notebook para trabalho, temos o Microsoft Surface Pro. Neste caso, considero interessante mencioná-lo exatamente porque ele possui uma ideia similar ao do Lenovo Yoga.

Ou seja, o Microsoft Surface Pro é, assim como o modelo anterior, um do estilo “2 em 1”, cumprindo também as funções de um tablet. Por isso, ele é extremamente compacto e leve, facilitando o transporte.

Sendo assim, a grande característica e o ponto positivo deste modelo é a sua versatilidade. De fato, ele cumpre bem o seu papel tanto como notebook, tanto como tablet, tendo também um modo que fica no meio termo.

No entanto, suas desvantagens são um pouco mais acentuadas do que o Lenovo Yoga. Isto porque ele possui uma tela um pouco menor (12,3 polegadas, com tela touch) e o armazenamento também é consideravelmente inferior

Além disso, em muitas de suas versões (há mais de uma), é menos potente, tanto em termos de processador quanto de memória RAM. Com relação à placa de vídeo, também é integrada, não sendo ideal para quem roda softwares pesados.

Ficha técnica:

  • Tamanho da tela: 12,3″
  • Processador: i3 de 10° geração a i7-1065G7
  • Memória RAM: 4 GB a 16 GB LPDDR4x
  • Armazenamento: SSD de 128 GB ou SSD de 256 GB
  • Placa de vídeo: Intel UHD Graphics 620

 


9. Macbook Pro

Buscando dar mais diversidade a esta lista de melhor notebook para trabalho, temos também o Macbook Pro. Neste caso, vou me referir a um em particular, que é a versão com processador Intel Core i7, mais potente.

Neste caso do Macbook Pro, ao adquiri-lo você consegue acessar tudo que possui da Apple e realizar a integração entre os diferentes dispositivos. Esta é, portanto, uma grande vantagem para quem já tem um iPhone ou um iPad, por exemplo.

Além disso, no entanto, existem outros pontos positivos. Como já falei, o processador Intel Core i7 é uma ótima pedida para deixar o desempenho mais alto, especialmente na versão que vem com placa de vídeo dedicada da Nvidia.

Com relação à tela, por seu turno, ela possui 15,4 polegadas em resolução de retina, sendo de ótima qualidade. Dessa forma, também é ótima para quem lida com vídeos e imagens em geral.

Para finalizar, não podemos deixar de mencionar também os pontos de desvantagem. Um deles é o do preço, que tende a ser alto em qualquer produto da Apple. Outro, é da armazenagem interna, de 256 GB – embora o sistema operacional seja de fato mais leve.

Ficha técnica:

  • Tamanho da tela: 15,4″
  • Processador: Intel i7 (4° geração)
  • Memória RAM: 16 GB DDR3L
  • Armazenamento interno: SSD de 256 GB
  • Placa de vídeo: Intel Iris Pro Graphics ou NVIDIA GeForce GT 750M

 


10. Notebook Lenovo Legion Y545

Até aqui, já deu para notar que a Lenovo tem uma série de candidatos ao posto de meljor notebook para trabalho, não é verdade? Isto porque a empresa realmente investe neste segmento, oferecendo uma série de modelos.

Outro destes modelos é, então, o Lenovo Legion Y545. Este notebook, em particular, é ideal também para as pessoas que precisam de um hardware mais pesado, que aguente softwares que exijam mais da sua máquina.

Neste sentido é que fazemos o grande destaque deste notebook. Ele conta com a placa de vídeo dedicada Nvidia GeForce GTX 1660, de 4 GB de memória. Também tem opções de processadores como o i7, além de 16 GB de memória RAM.

Ou seja, ele é mais do que ideal para quem precisa trabalhar ou estudar com programas que exijam bastante. Neste sentido, você pode até mesmo complementar com um SSD para ganhar um maior desempenho, e ele pode ser utilizado inclusive para games.

Com relação à tela, esta possui o tamanho de 15,6 polegadas, sendo full HD IPS, de grande qualidade. Além disso, este modelo adere também estilo e design, tendo um bom acabamento.

Ficha técnica:

  • Tamanho da tela: 15,6″
  • Processador: i7 9750 H   
  • Memória RAM: 16 GB DDR4
  • Armazenamento: 1 TB
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1660 (com 4 Gb de memória dedicada)

 


11. Samsung Essentials E30

Samsung Essentials E30O Samsung Essentials E30 é outro que não pode faltar na lista de melhor notebook para trabalho. Este modelo, inclusive, tem caído no gosto dos brasileiros, e constantemente fica na lista de mais vendidos.

Mais uma vez, como na maioria dos outros da lista, este é um notebook com uma tela relativamente grande, de 15,6 polegadas, tendo também resolução full HD. Soma-se a isto a boa reputação da Samsung com relação a telas, de forma geral.

Dito isso, saiba também que este modelo é um pouco mais simples com relação à sua construção interna. Ele não conta, por exemplo, com uma placa de vídeo dedicada. Além disso, o processador também é mais modesto (Intel Core i3).

Da mesma maneira, a memória RAM é relativamente mais baixa quando comparada aos demais da lista, tendo 4 GB. Ainda assim, porém, seu armazenamento interno é bom, tendo 1 TB, o que garante espaço para muitos arquivos.

Ficha Técnica:

  • Tamanho da tela: 15,4″
  • Processador: i3 (7° geração)  
  • Memória RAM: 4 GB DDR4
  • Armazenamento interno: 1 TB
  • Placa de vídeo: Intel® HD Graphics 620

 


12. Dell Inspiron 15 3000 i15-3584

Para finalizar, temos um modelo similar a outro que já foi elencado anteriormente. É o Dell Inspiron 15 3000 i5-3584, outro que figura como um exemplo de melhor notebook para trabalho.

Este computador, aliás, vem com muitas similaridades em relação ao exposto acima, da Samsung. Isto porque ele possui pontos positivos a favor (como a tela de 15,6 polegadas em alta resolução), como também desvantagens.

Neste sentido, ele também é um Intel Core i3, também possui apenas 4 GB de memória RAM e, da mesma forma, a placa de vídeo é integrada. Ou seja, não é para quem precisa de uma máquina mais potente para executar as tarefas do trabalho.

Ainda assim, suas outras características o colocam como uma ótima opção, caso você não utilize softwares pesados.

Ficha técnica:

  • Tamanho da tela: 15,6″
  • Processador: i3 7020U
  • Memória RAM: 4 GB DDR4
  • Armazenamento interno: 1 TB
  • Placa de vídeo:Intel® HD Graphics 620

Qual notebook comprar para trabalho em 2021?

Todos os notebooks listados aqui nesse guia, são excelentes para trabalhar. O que vai depender agora da sua escolha é quanto pretende investir nesse novo notebook e as configurações necessárias para realizar seu tipo de serviço.

Como faço pra saber se a configuração do notebook é boa?

Antes de tudo, saber se o fabricante tem boa reputação é o primeiro passo. Marcas Conhecidas como as citadas aqui nesse guia, como Acer, Dell, Macbook, Lenovo, Samsung e também Sony, são algumas das fabricantes com melhor reputação. Você também pode consultar pela versão do modelo e marca, e ver as avaliações. Todos que listamos aqui, possuem as melhores avaliações por consumidores, para te poupar de fazer longas pesquisas. Depois de visto isso, avaliar o hardware se é de qualidade última geração, processadores, HD, memória RAM, placa de vídeo. Todos listados aqui nesse guia de melhores marcas de notebooks para trabalhar, possuem ótima avaliação em todos esses quesitos.

Qual notebook comprar em 2020/2021?

Nesse artigo nos reunimos os melhores notebook de 2020 com os grandes lançamentos já para 2021. Então qualquer um dessa lista que você comprar, será uma ótima aquisição.

Esse guia dos melhores notebook em 2021 para trabalhar te ajudou?

Não esqueça de compartilhar com seus amigos e ajude eles a escolherem também o melhor laptop para trabalho.

O notebook que você considera o melhor não está nessa lista?

Deixe seu comentário logo abaixo e conte sua experiência para ajudar os próximos leitores e também decidirem qual escolher.

Beto Serrano

Especialista em reviews e comparação de diversos produtos e serviços. Siga nossas redes sociais e receba as atualizações do portal Melhor Marca e não erre na hora de comprar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo