Informática

Notebook esquentando muito? Veja as causas e como evitar!

Seu notebook tem esquentando muito? Veja quais as principais causas, os cuidados que devem ser tomados e dicas que evitam que ocorro o super aquecimento.

O aquecimento intenso do Notebook é um dos fatores principais de preocupação em assistências técnicas. O contato constante do eletrônico com a pele e até mesmo a escrivaninha podem ser sinais da calefação.

Preocupações com explosões e perda total do Notebook contribuem para a procura pela assistência. Ainda mais , a bateria e o carregador podem não estar relacionados com o aquecimento do aparelho.

Isto é, o Notebook é um sistema complexo e o aumento da temperatura pode ser verificado em diversos diagnósticos como falhas no Hardware e Software.

Em vista disso, preparamos um guia com 10 dicas para evitar o aquecimento do Notebook. Continue abaixo para conferir. 

Dica importante!

Se estiver precisando trocar seu notebook, não deixe de conferir esses guias que elaboramos, onde reunimos os melhores notebooks para diferentes perfis de usuários.
Veja:

É normal esquentar um pouco? 

Depende. Para verificar a normalidade do aquecimento é preciso esclarecer alguns fatores, ou seja, durante o verão é comum que a temperatura ambiente permaneça elevada, logo, os aparelhos eletrônicos inclinam-se a apresentar o aumento do aquecimento.

Dessa forma, sem provocar anormalidades no aparelho, outro tipo de aquecimento popular em Notebook ‘s é a bateria a ser substituída, nesse caso é possível efetuar a troca em casa.

Notebooks localizados em escrivaninhas sem saída de ar, e utilizado diretamente em colchões e sofá são as principais causas do aquecimento, isto é, a entrada de ar é abafada, assim contribuindo para o esquentamento do eletrônico. 

Ainda mais, usuários que trabalham em áreas externas como varandas e ambientes públicos, também estão vulneráveis ao aquecimento do Notebook. 

Quando devo me preocupar? 

O primeiro passo para verificar as falhas devido o superaquecimento é o desempenho do Notebook, em diversas situações o aquecimento anormal pode ocasionar a interrupção eventual de aplicativos, bem como, lentidão para executar as tarefas. 

Outro sinal, é o desligamento imprevisto, quando o sistema operacional congela e reinicia sem a execução do usuário, consequentemente, é uma forma de esfriar o eletrônico. 

Além de tudo, ao adquirir um Notebook verifique se as especificações estão alinhadas ao seu propósito, ou seja, as fabricações populares no Mercado costumam não ser recomendadas para Softwares, por exemplo jogos mais “pesados”. 

Sendo assim, para evitar maiores dores de cabeça, pesquise e procure por indicações de Notebooks que garantem as especificações adequadas ao seu trabalho e navegabilidade.

Como medir a temperatura do notebook?

Existem ainda programas que podem monitorar o notebook e trazer informações importantes, inclusive a temperatura do processador, ideal para saber se realmente seu notebook está esquentando além do normal. Dentro os programas mais conhecidos, tem HWMonitor para Windows.

O que pode acontecer? 

O superaquecimento do Notebook precisa ser diagnosticado e ajustado de forma imediata.

A perda total do eletrônico, bem como, danos permanentes aos componentes são algumas condições ocasionadas pelo aquecimento.

Além de dificultar a execução de tarefas, impedir a conclusão de trabalhos e impossibilitar a navegabilidade correta dos navegadores, como por exemplo, demora para abrir programas e oscilação da internet.

Ao manipular o Notebook em contato com a pele e tecidos, queimaduras leves e dermatites, também são situações refletidas do superaquecimento. Ainda mais, descarga elétrica e danos na energia podem ser ocasionados. 

Por esta razão, opte pela não utilização do Notebook, ao verificar o superaquecimento, assim como, odor que lembra queimado, queda de energia elétrica e queimaduras ao se aproximar. 

Para você que está com seu notebook esquentando muito, seja bateria ou todo o equipamento, veja agora algumas dicas para diminuir esse aquecimento do notebook.

Como evitar que o notebook superaqueça

1. Faça a limpeza do cooler

Obstruções causadas por sujeiras, poeiras e até retalhos de tecido são alguns dos principais problemas que prejudicam o uso correto do cooler, além de provocar o temido superaquecimento.

Portanto, nessa situação é recomendado a higienização do componente e a retirada da peça é simples e pode ser executado sem o auxílio profissional, dessa maneira, acompanhando o manual de instruções do fabricante.

Desse modo, você pode higienizar o cooler apenas com um tecido de microfibra e hastes flexíveis, ao terminar a limpeza, recoloque a peça e confira se o aquecimento foi interrompido.

2. Exclua programas

Já pensou em desinstalar aqueles programas que só foram utilizados para uma única função? Aplicativos como, meets, streaming e jogos são as principais causas de um Notebook lento e superaquecido.

Além da execução em segundo plano, esses tipos de programas utilizam grande capacidade do Hardware, assim, prejudicando o avanço da navegabilidade do usuário.

Por esta razão, conserve um tempo durante o dia para se livrar de programas e app, sem utilidade para a sua rotina. Ainda, opte por assistir vídeos e redes sociais no navegador.  

3. Pasta térmica

Sim. A pasta térmica pode ser a razão do superaquecimento do seu Notebook, isto é, no momento de substituir um componente como o processador a assistência técnica ou próprio usuário podem ter exagerado na quantidade de pasta.

Dessa forma, há um contato térmico entre o processador e o cooler, provocando o aquecimento entre as duas extremidades, consequentemente danificando o seu Notebook.

Portanto, cuidado ao substituir o processador prefira a utilização de pasta térmica de confiança, a fim de evitar a perda total do Notebook.

4. Utilizar o Notebook em superfícies plana e rígida

Como mencionado nos parágrafos acima, manipular o Notebook em superfícies como cama, sofá e na pele são fatores de risco para a normalidade do seu eletrônico.

Isto é, prefira manter o Notebook em superfícies planas e rígidas, como recomendação mesas e escrivaninhas adequadas para o aparelho com saída de ar, assim como, elevadas.

Dessa forma, você impede que a entrada do aparelho seja abafada e o melhor evita queimaduras e entradas de poeira nos componentes. 

5. Evitar o uso em exposição de sujeira

Trabalhar na garagem, próximo de avenidas e até mesmo na praia não é a melhor indicação do trabalho flexível, ou seja, a exposição a poeiras e outras sujeiras nesses tipos de ambientes são totalmente prejudiciais à saúde útil do seu Notebook.

A obstrução de componentes, além de riscos de danos permanentes ocasionados pela alta temperatura do ambiente ocasionam o superaquecimento do Notebook.

Portanto, se o seu trabalho é digital, opte pelo desenvolvimento do projeto em casa ou escritórios, ainda mais, hoje alguns ambientes públicos já oferecem espaços chamados de “coworking”, assim auxiliando os profissionais de Home Office. 

6. Software

Diversas tarefas em execução no segundo plano, bem como, programas que sobrecarregam o sistema operacional, podem ser o motivo do superaquecimento do Notebook. Sendo assim, verifique no gerenciador do seu Note os aplicativos em andamento e desative os apps para evitar o aquecimento.

7. Acessórios para resfriamento.

Para quem trabalha o dia inteiro no Notebook, bem como está disposto a investir em acessórios para o aparelho, hoje o mercado de tecnologia está diverso de objetos que auxiliam no resfriamento do Note.

Cooler usb portátil e base refrigeradora para Notebook são algumas opções de acessórios que evitam o superaquecimento do eletrônico.

O preço varia e o custo benefício é relevante, revezando entre R$57,33 a R$159,90.

8. Evitar utilizar por mais 12 horas.

A exposição contínua do Notebook, também contribui para o aquecimento anormal do aparelho, desse modo, em caso de possibilidade evite a manipulação do Note por mais de 12 horas.

Uma dica é optar pelo desligamento durante o horário de almoço e entre os intervalos, assim você economiza bateria e mantém aquela resfriada no Notebook. 

9. Limpeza de peças

Assim como, o cooler na área externa do Notebook e seus componentes, também precisam ser higienizados periodicamente. A desobstrução dos acessórios são recomendados para evitar falhas e impedir o superaquecimento.

A limpeza pode ser feita em casa, desde que você mantenha conhecimento no desmonte do Notebook o manual de instruções pode ser utilizado para a limpeza correta do seu aparelho.

Outra dica, é utilizar o álcool isopropílico, bem como, o uso de cotonete para a limpeza entre a divisão das peças.

10. BIOS

Verifique se há atualizações pendentes no seu sistema, drivers desatualizados e até o BIOS podem ser responsáveis pelo superaquecimento, nesse caso, entre em contato com um especialista para verificar o comando do seu Notebook. 

Beto Serrano

Especialista em reviews e comparação de diversos produtos e serviços. Siga nossas redes sociais e receba as atualizações do portal Melhor Marca e não erre na hora de comprar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo