Suplementos Alimentares

Qual o melhor suplemento de Melatonina? Veja o Top 10 do mercado (nacionais e importadas)

As melhores marcas de melatonina estão descritas neste top 10, que dispomos para você. É o melhor modo de descobrir qual é ideal para você. Mas antes de comparar e escolher, veja tudo sobre este suplemento.

A Melatonina, enquanto suplemento, só foi liberada para venda de 2021 para cá. Foi no final do ano passado, mais exatamente em outubro, que a Anvisa autorizou a comercialização deste hormônio, no formato de suplemento. Antes só era vendido como produto manipulado e sob prescrição médica.

A novidade agradou a muita gente que necessita dessa força suplementar para superar a insônia. Apesar disso, o cuidado com o uso não deve ser desconsiderado. Além da natural preocupação com os riscos, não se pode deixar de lado a qualidade da marca que se compra.

Nesse sentido, um Top 10 com as Melhores marcas de Melatonina chega na hora certa e só pode te ajudar. Sendo assim, fique por dentro das melhores marcas de melatonina. Depois faça sua opção.

Melatonina: O que é, para que serve, por que suplementar

Melatonina é um hormônio naturalmente sintetizado pelo corpo. Trata-se de um neuro-hormônio, quer dizer que tem capacidade de atuar sobre o sistema nervoso.

Ele é produzido e liberado por uma glândula situada em nosso cérebro, a glândula pineal. Esta, por ser uma glândula endócrina, depois de produzir a melatonina, libera-a na circulação sanguínea . É nossa corrente sanguínea que a transporta para outros órgãos.

A Melatonina é conhecida como “hormônio do sono”. Esse codinome tem razão de ser, visto que, é ele quem regula nossos horários de dormir. É a melatonina que equilibra o ciclo circadiano, relógio biológico que dita a seu organismo quando é tempo de dormir ou acordar.

Apesar de ser produzida pelo organismo humano, a melatonina pode ser suplementada, quando há deficiência. Sua ausência é causadora de insônia, e desacerto no funcionamento normal de nosso ser.

Para que serve a Melatonina, para quem deve ser indicada?

Devido à sua ação como hormônio do sono, ela serve para auxiliar no equilíbrio do sono, por isso é muito usada por quem tem problemas de insônia. Outros casos em que ela atua positivamente são:

 

  • Nas condições em que sua produção é inibida, como por exemplo, na velhice, quando decresce a liberação;
  • Sono desregulado/ insônia;
  • Em situações de viagens que decorrem diferenças de fusos horários;
  • Nos distúrbios do ciclo circadiano;
  • Em casos de disfunção neurodegenerativa, como o Mal de Alzheimer e mal de Parkinson;
  • Nas enfermidades psiquiátricas;
  • Há hipóteses que apontam a melatonina como interventora em processos fisiológicos como a pressão arterial;
  • Outras ideias sugerem que pode também influenciar na performance das atividades físicas;
  • Também pode contribuir na luta contra doenças como Diabetes e Obesidade, visto que ela interfere em processos metabólicos envolvidos com o tecido adiposo e nas taxas de glicose sanguínea;

Ela deve ser indicada, portanto, para pessoas que estão em déficit do hormônio e necessitam repô-lo no organismo. Sejam elas idosas, com problemas de insônia ou transtornos de saúde.

Outros que devem preocupar-se com a taxa deste hormônio no corpo, são os que estão com quilos a mais, já que o sono desregulado contribui para ganho de peso.

Quais os benefícios de suplementar?

Quando suplementada ela apresenta determinados benefícios que muito auxiliam o bem-estar. Entre as vantagens principais estão:

  • Sono otimizado e mais reparador;
  • Ação antioxidante e fortalecedor do sistema imune;
  • Melhorias em casos depressivos sazonais. (Depressão que acontece no inverno, muito comum em pessoas que habitam locais extremos onde há poucos dias de sol);
  • Melhora na disposição para treinos e demais atividades físicas, pois noites mal dormidas interferem diretamente na força e energia;

Sendo assim, a suplementação pode ser a resposta aos problemas de muita gente.

Entretanto, um zelo especial deve ser tomado, antes de partir para a aquisição final do produto. Apesar de já poder ser comprado sem prescrição médica, o suplemento deve ser de marca de qualidade e sem características duvidosas.

Portanto, é bom informar-se sobre as melhores marcas de melatonina.

Para te ajudar nesta busca você pode consultar aqui as 10 marcas de Melatonina top de linha, atualmente no mercado.

Top 10 Melhores marcas de Melatonina

Você não precisa passar horas e horas buscando na Internet, pelo melhor produto. Aqui estão os 10 melhores suplementos de melatonina. Compare e encontre o mais adequado para seu uso.

Porém, uma coisa é importante, não deixe de consultar seu médico, antes de usar o suplemento. Uma avaliação de suas condições físicas é fundamental para apontar o que é melhor para sua saúde e bem-estar.

1- Sleep Guardian

O Sleep Guardian, sai na frente do ranking. Pois possui uma formulação avançada que conta com melatonina, triptofano, inositol magnésio e zinco.

Essa composição vem na quantidade certa para favorecer benefícios como regulagem do sono, sem causar efeitos colaterais comuns em grandes doses de melatonina.

O Sleep Guardian também trabalha na otimização da energia para atividades diárias, potencialização do sistema imunológico e diminuição da ansiedade, por conta do inositol presente em sua composição.

Esse suplemento também se destaca pelo seu custo benefício, já que cada pote costuma custar 50% a menos que as versões importadas presentes nessa lista.

Ingredientes/composição do Sleep Guardian:

O Sleep Guardian tem em sua composição o essencial para melhorar seu sono, e te dar mais energia, para execução de todas as atividades cotidianas.

Quantidade por porção% VD(*)
Triptofano500 mg**
Inositol208 mg**
Magnésio71,1 mg27,3%
Zinco7mg100%

Ele conta com:

Ingredientes do Sleep Guardian

L-Triptofano; Inositol, Bisglicinato de magnésio, Bisglicinato de zinco, melatonina, dióxido de silício.

A cápsula está composta pelos seguintes ingredientes: gelatina; veículo água; corante azul brilhante; corante carmoisina; opacificador dióxido de titânio.

Para quem tem dificuldade em engolir comprimidos, a cápsula gelatinosa é de fácil ingestão e pode ser dissolvida na boca.

Não contém glúten.

O fabricante indica consumir 2 cápsulas todos os dias, 40 minutos antes de dormir. Ou conforme orientação profissional.

2- Now foods

Now Foods é um potente suplemento de melatonina , capaz de auxiliar no ciclo do sono e está entre as melhores melatonina do mercado.

Ele tem características antioxidantes , sendo eficaz na eliminação de radicais livres. Além disso contribui com a função gastrointestinal, favorecendo a saúde de modo geral.

Em sua composição são encontradas 5 mg de melatonina.

  • Possui ingredientes como:
  • Celulose microcristalina;
  • Hipromelose
  • Estearatode magnésio

O produto não é produzido com glúten, trigo, soja, milho ovo, peixe, mariscos, frutos secos.

3- Natrol Melatonina 5mg

Natrol Melatonina é ótima escolha, para quem deseja efeitos mais rápidos. Ele tem em sua composição 5mg de melatonina Fast Dissolve, ou seja, ele tem a capacidade de ser absorvido com maior rapidez pelo organismo, devido à sua rápida dissolução.

Segundo opinião de quem já usa, o produto é ótimo para estimular o sono, levando de 15 a 20 minutos para fazer efeito.

No entanto, vale destacar que a demora ou não dos efeitos, depende não só da suplementação, mas também de cada indivíduo e suas condições fisiológicas.

4- Natrol Melatonina 3 Mg

Natrol Melatonina – 3 mg – conta com a tecnologia Fast Dissolve, que entrega a praticidade de fazer com que a substância seja dissolvida na boca, sem necessitar de água para ingerir.

Este detalhe é fundamental para potencializar a ação do suplemento.

Além disso, favorece sua utilização, visto que pode ser tomado em qualquer lugar.

Sua formulação conta com compostos naturais que ajudam a equilibrar seu sono, melhoram sua disposição e contribuem para aumento da energia. Este é um suplemento vitamínico que promove um sono sereno e reparador.

Além de todas as vantagens ainda conta com o delicioso sabor de morango, que facilita sua ingestão, devido ao agradável paladar.

5- Puritans Pride

Puritans Pride é suplemento que está entre as melhores marcas de Melatonina.

Ele pode beneficiar quem sofre com a insônia e cansaço. Mas também é útil em ocasiões que o corpo é submetido a estresses como o jet lag, que é aquela fadiga, insônia e mal estar provocados pela mudança repentina de fusos horários.

O produto conta com 10mg de melatonina. Além disso, possui os seguintes ingredientes: Farinha de arroz ,Gelatina. Também contém >2% de sílica, estearato de magnésio vegetal.

6- Melatonina Kids Zarbee’s

Quer ver seu filho tranquilo? Então é de Melatonina Kids Uva C/50 Zarbee’s, que você precisa. Este é o suplemento kid’s que funciona de verdade.

Ele está na lista dos TOP 10 melhores marcas de melatonina. Está recomendado para crianças acima de 3 anos e é bem eficaz.

Além disso, é um produto completamente livre de drogas, tinturas, glúten ou outras substâncias que causam alergias.

É produzido com ingredientes naturais. Sua administração é totalmente segura. É suplemento que faz com que o sono dos infantes seja reparador e calmante.

Um dos maiores benefícios é o fato deste suplemento auxiliar na criação de hábitos saudáveis de sono. A criança passa a dormir sempre na mesma hora, facilitando o costume de regular o sono.

Para que Melatonina Kids Uva C/50 Zarbee’s funcione perfeitamente é necessário que:

  • Seja administrado entre 30 e 60min antes de ir para a cama;
  • Não deve fugir da dose recomendada: 1 comprimido

Além das vantagens já citadas, ele tem o sabor uva, que favorece a ingestão, pois agrada ao paladar infantil.

7- KN NUTRITION

 A melatonina KN Nutrition é usado para melhorar a qualidade do sono. Isso porque sua eficácia já está comprovada, visto que conta com muitas avaliações positivas.

O produto está disponível em diferentes dosagens: 3 mg, 5mg e 10mg.

Para tomar é importante seguir a orientação do fabricante que informa que o produto induz ao sono em 20 minutos aproximadamente.

No entanto, é essencial providenciar um ambiente propício ao sono. Por exemplo, deve-se diminuir a luminosidade, evitar ficar à frente da luz azul de celulares e computadores.

8- Melatonina Optimum

Melatonina Optimum é um suplemento de melatonina que regula o ciclo circadiano, melhorando o sono e o bem-estar geral.

Ele atua sobre o sono, assim como os outros produtos produzidos com as características deste hormônio. Algumas vantagens do Melatonina Optimum estão no fato de :

  • Ser um produto 100 por cento natural;
  • Não possuir substâncias que causem dependência química;
  • Não ter efeitos colaterais;
  • E a contribuição que traz, não somente para o sono, mas também para o bem do organismo como um todo;

Veja sua tabela Nutricional

Porção contida em 1 comprimido.

Quantidade por porção% VD(*)
Melatonina3mg**
Cálcio72mg6%
Fósforo55mg4%
(*) % Valores diários com base em uma dieta de 2000 kcal e 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) Valores diários não estabelecidos.

Agora, confere aqui os ingredientes:

Melatonina, Fosfato dicálcico; Lactose; Ácido Esteárico; Estearato de Magnésio; Croscarmelose de Sódio; Sílica.

Observe que entre os ingredientes não há glúten.

9- Melatonina Carlyle – Fast Dissolve

Melatonina Carlyle- fast dissolve é um suplemento próprio para auxiliar em casos de ausência do sono.

É um produto que vai além de apenas induzir ao sono. Ele age sobre o organismo equilibrando os níveis de melatonina.

Esta característica é que faz com que atue a favor de um melhor relaxamento. Conta com uma série de benefícios, como os descritos abaixo.

  • É fast dissolve- quer dizer que o tablete dissolve na língua, favorecendo a deglutição;
  • É produto de melatonina não-transgênico;
  • Produzido dentro de altos padrões de qualidade, possuindo certificação GMP (Good Manufacturing Practice – Boas Práticas de fabricação. Certificação de produtos que atendem às normas de fabricação de qualidade);
  • Entre seus ingredientes não há glúten, lactose, leite, fermento, artificiais e conservantes, que possam provocar alergias;
  • Sua composição está livre de drogas que levem à dependência química;
  • Não tem contraindicações e não há registros de efeitos colaterais;

Melatonina Carlyle- fast dissolve não é ansiolítico, trata-se de um suplemento vitamínico, à base de melatonina que garante uma noite de sono tranquila. Seu uso vai beneficiar um sono sem interrupções.

Desse modo, você acorda, no dia seguinte, preparado para encarar a vida cotidiana, com seus trabalhos e afazeres constantes. Sendo assim, muitos outros benefícios resultam dessa utilização, visto que dormir bem evita uma série de transtornos.

10- Melatonina Nature’s Bounty

Melatonina Nature’s Bounty 3mg é um suplemento de marca que está há mais de 40 anos no mercado.

O produto não traz ajuda apenas para um sono sereno e sem interrupções. Sua ação vai além, devido aos componentes de sua formulação.

Os compostos que formam este suplemento promovem um equilíbrio em todo o organismo porque evita a fadiga das noites sem dormir.

Dessa forma ele promove:

  • Um ótimo relaxamento
  • Otimiza as horas de sono;
  • Ajuda a criar hábitos saudáveis de sono;
  • Vigor e energia para enfrentar o dia seguinte;
  • É alternativa perfeita para insônia ocasional.

Seus ingredientes interagem entre si para proporcionarem à melatonina Nature’s Bounty a qualidade que sua saúde precisa.

Conta com ingredientes como:

Óleo de soja, gelatina, glicerina vegetal, cera de abelhas amarela e ingredientes de soja. Possui menos de 2% de Lecitina de soja e corante de dióxido de titânio.

Para melhor preservar sua saúde ele está livre de transgênicos e não contém glúten, adoçante artificial ou conservantes.

O produto também não possui sabor artificial. Está livre de açúcares, amido, lactose, trigo, levedura e peixe. Não contém sódio.

Tabela nutricional do Suplemento Melatonina Nature’s Bounty

Porção 1 cápsula softgel

Quantidade por porção% VD(*)
Melatonina3 mg**
**Valor Diário não estabelecido.

Alguns cuidados ao fazer uso da melatonina: recomendações importantes

Algumas recomendações cabem, de forma geral, a todo suplemento de Melatonina.

Sabe-se que é um produto que provoca sonolência, pois é produzido com esta finalidade.

Seu objetivo principal é induzir ao sono. Sendo assim, você sempre deve estar atento às formas de uso.

É muito importante seguir as orientações médicas, pois não é aconselhável o uso de nenhum suplemento, sem orientação de profissionais de saúde.

Também é extremamente importante seguir as orientações dos fabricantes.

Um fator relevante, que não deve passar despercebido é a forma de tomar e a dosagem.

Estas dependem da conformação específica de cada marca, visto que há diferença de ingredientes, de compostos e de quantidades da substância, em cada composição.

Outras recomendações são:

  • Esteja atento ao horário de ingerir o suplemento;
  • Evite tomar no decorrer de sua jornada de trabalho;
  • Não deve ser tomado se for dirigir veículos, operar máquinas ou se for consumir álcool;

Utilize o produto por períodos com pequenas pausas entre estes. Por exemplo, utilize por dois meses e faça parada de 7 dias.

Outra recomendação que deve ser esclarecida é quanto às contraindicações.

Estas não ocorrem na maior parte dos produtos de melatonina.

No entanto, é preciso ressaltar que nenhum suplemento deve ser usado por grávidas ou lactantes. E crianças só devem usar suplementos infantis especificamente desenvolvido para elas.

Verifique se o suplemento segue a dosagem recomendada

Um fator de atenção é a dosagem de melatonina. Esta vem estampada na embalagem e deve ser observada.

Considere que não é aconselhável a ingestão de mais de 10mg de melatonina por dia.

Sendo assim, observe a dosagem e leia atentamente as orientações sobre como tomar. Se a marca indica tomar duas vezes , certamente a dosagem do produto é de 5mg .

Outro exemplo são os suplementos de 10mg. Estes devem ser tomados 1 vez por dia.

E agora que você já conhece top 10 das melhores marcas de melatonina, descubra como escolher a que mais lhe atende.

Como escolher a melhor Melatonina

A melhor melatonina, com certeza é aquela que mais te atende. Aquela que surte o efeito desejado e te ajuda nos demais aspectos da vida, esta é a melhor.

Sendo assim, o ideal é você fazer uma comparação entre elas. Nessa análise procure considerar os fatores que mais se adequam ao seu estilo de vida.

Um exemplo: Há pessoas que têm imensa dificuldade de engolir comprimidos, nesse caso, o melhor é optarem por produtos que dissolvem na boca ou pelos que têm cápsulas gelatinosas, que favorecem a deglutição.

Outros aspectos a considerar se referem aos alérgicos a glúten, aos diabéticos e aos que têm alergia á algumas substâncias como aditivos e corantes.

Portanto escolha conforme suas condições fisiológicas e de acordo com as características dos produtos.

Veja o que considerar antes de comprar um suplemento de Melatonina:

Observe os Aditivos presentes no produto.

Observe que aditivos constam na bula. Tipos de corantes, aromatizantes, conservantes, edulcorantes, entre outros são comuns entre os ingredientes.

No caso de sensibilidade a algum destes, faça opção pelos produtos em pó, ou em cápsula, que são livres de aditivos.

Os suplementos veganos também são aconselhados, visto que são mais naturais.

Observe os modos de administração

A maior parte são por via oral. Observe as variações na forma de apresentação dos diversos entre os suplementos via oral :

  • Tabletes
  • Gotas
  • Xaropes
  • Comprimidos
  • Comprimidos mastigáveis
  • Comprimidos fast dissolve
  • Em pó
  • Em cápsulas

Considere se são palatáveis

Muita gente se importa com o paladar. Enquanto uns gostam dos diversos sabores que alguns dos suplementos apresentam, outros preferem os que não tem sabor. Atualmente as melatoninas.

Em sua maioria, estão sendo produzidas com sabores variados. Por exemplo, existem as que tem gosto de Uva, coco, morango, Blueberry; laranja, etc.

Um fator de peso é o preço

O valor também entra na escolha da melatonina. Só não pode abrir mão da qualidade, mas fora isso, vale à pena, correr atrás do melhor preço.

Na hora de escolher a melhor melatonina, pense nos veganos

Eles têm características únicas e desejáveis. Por exemplo:

  • Opções veganas são inteiramente naturais;
  • Não possuem aditivos;
  • Não geram efeitos colaterais;
  • São seguros até mesmo para os idosos e para os mais sensíveis.

Conheça as certificações

Para ter certeza de estar adquirindo um suplemento dentro dos padrões de qualidade, verifique as certificações.

Elas servem, exatamente, para nos mostrar como este ou aquele produto foi fabricado.

Estes padrões somente certificam produtos seguros e de qualidade.

Veja algumas certificações presentes nos suplementos de melatonina.

Tipo de Certificação

Significado e emissão

O que garante

Certificação Vegan

Emitida pela The Vegetarian Society of Great Britain

Garante que não tem componente de origem animal.

Certificação GMP

Certificação de Boas Práticas de Fabricação

Garante que foi produzido dentro de alto padrão de segurança alimentar.

Certificação IFS

Certificação de Normas Internacionais- International Featured Standards.

Assegura segurança alimentar.

Norma ISSO 9001

International Organization for Standardization.

Traduzindo: Organização Internacional de Padronização.

Assegura padrão de máxima qualidade na fabricação.

Certificação CE

São dadas à produtos que estão em conformidade com as normas europeias.

CE Significa “Conformite Europene”,

Garantia de que o suplemento foi verificdo e avaliado conforme padrões ambientais, de saúde e segurança.

Top 10 Melhores marcas de melatonina são conhecidas por você. Agora é só comparar e escolher. E se achou úteis as informações, comente e compartilhe o post.

Luiza Bianchi

Especialista em gestão de negócios e coordenadora de e-commerce há 8 anos, atuando em duas grandes empresas do setor de varejo online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo