Casa

Qual o melhor umidificador de ar? Veja o Top 10 2021!

Quer saber qual o melhor umidificador de ar do mercado em 2021? Veja essa lista completa com excelente custo benefícios e avaliações dos consumidores.

Ter um bom umidificador de ar é um alívio para aqueles dias secos e quentes. Mas, não é só isso: a peça também é uma importante aliada de quem tem problemas respiratórios e alergias.

Afinal, a umidade do ar necessária para assegurar a saúde e o bem-estar das pessoas fica entre 50% a 80%, segundo define a Organização Mundial da Saúde – OMS. Portanto, níveis maiores ou menores que esses podem ser prejudiciais à saúde.

E, como sabemos, a umidade relativa do ar é diferente em cada região do país. Pois, além das variáveis do clima, a poluição também interfere na umidade e qualidade do ar.

Em alguns locais, o ar pode ficar muito seco, causando desconfortos e problemas respiratórios até em quem não tem suscetibilidade a essa condição.

A solução? Um bom umidificador de ar.

Porém, as marcas e modelos de umidificadores não são todas iguais. Então, para sair da dúvida e poupar tempo, continue lendo e descubra os 10 melhores umidificador de ar de 2021.

E vou começar explicando melhor os benefícios de ter um aparelho desses em casa.

Benefícios do umidificador de ar

Independente das condições climáticas, a verdade é que ter um aparelho umidificador deixa seu ambiente muito mais agradável.

Afinal, quando o ar em nossas casas está muito seco, podemos e costumamos sentir vários desconfortos. Não é verdade?

Então, ter um umidificador garante que os ambientes da sua casa fiquem melhor climatizados.

Entenda melhor.

Usar umidificador de ar alivia problemas de alergia

Qualquer pessoa com alergia sabe que os dias mais secos são os mais difíceis. Pois, com a queda da umidade a mucosa da garganta, narinas e da boca ficam mais suscetíveis a poeira e agentes nocivos.

E com um bom umidificador de ar em casa você pode evitar esse problema, já que ao umedecer o ar o aparelho impende que suas mucosas ressequem dessa forma.

Além disso, o umidificador também diminui:

  • Ronco causado por crises de alergia;
  • Ocorrência de tosse seca;
  • A secreção em tosses;
  • Apneia obstrutiva do sono.

Portanto, os benefícios para quem sofre de alergia e problemas causados por crises alérgicas são vários.

Melhora o desconforto do tempo seco

Além de provocar maior incidência de problemas respiratórios, o tempo seco pode causar:

  • Ressecamento da pele, unhas e cabelos;
  • Ardência e irritação ocular;
  • Maior sensação de calor.

Portanto, quando o tempo está seco, há um desconforto maior que afeta a sua qualidade de vida. E ter um umidificador ameniza todos esses incômodos.

Gasta menos energia que um ar condicionado

O umidificador de ar é mais econômico que um ar condicionado, portanto, vai consumir menos energia.

Mas, também não é recomendado deixar seu umidificador ligado o dia todo. Pois, caso o ar fique úmido demais, o ambiente também ficará desconfortável.

Nesse caso, os problemas respiratórios podem se agravar, portanto, é importante manter o umidificador ligado apenas pelo tempo necessário.

E isso significa que o gasto de energia desse aparelho será ainda menor. Ou seja, sua conta de luz também agradece essa escolha.

Ameniza a dificuldade para respirar

Outro benefício do aparelho é que ele também ameniza a dificuldade para respirar durante os períodos de tempo seco. Além de ajudar você a dormir melhor a noite.

Isso porque os umidificadores amenizam a poeira seca existente no ar e deixam as moléculas de ar com maior quantidade de água.

Dessa forma, a respiração se torna mais fácil e confortável.

Refresca o ambiente com pouco risco de mofo e bolor

Um ambiente excessivamente úmido pode desenvolver mofo e bolor. Já um ambiente muito seco fica mais quente, portanto, desconfortável até para as tarefas mais simples.

E com um umidificador de ar você evita ambos os problemas de uma só vez. Afinal, o ambiente fica mais fresco e com pouco risco de ter mofo e bolor.

Para isso, basta usar o aparelho da forma correta que sua casa ficará fresca e limpa sempre.

Como escolher um umidificador de ar?

Os umidificadores de ar são aparelhos que requerem quase nenhuma manutenção. Afinal, em muitos modelos, tudo o que você precisa fazer para manter o seu é limpar o tanque de água sempre que necessário.

Porém, alguns umidificadores também vêm com um filtro que o aparelho emprega para criar a névoa que deixa o ambiente mais fresquinho. E esse filtro precisa ser substituído de forma periódica.

Mas, essas não são as únicas qualidades que você deve observar antes de comprar o seu aparelho.

Ou seja, além de conhecer os benefícios, é importante também ficar de olho nas principais características do umidificador de ar. Pois, antes de escolher, é importante verificar se o produto atende as suas necessidades como usuário.

Então fique de olho também nas dicas a seguir para não errar na sua escolha.

Umidificador de ar evaporativo ou ultrassónico?

Esta é uma das primeiras escolhas que você precisa fazer. Pois, o tipo de tecnologia do seu umidificador pode ser evaporativa ou ultrassónica.

Os umidificadores ultrassónicos vibram um pequeno disco interno em frequências mais elevadas do que a audição humana pode captar. Por isso levam esse nome.

Com esse movimento, as moléculas de água são quebradas e transformadas em uma fina névoa, que umedece o ambiente.

Um umidificador ultrassónico é silencioso e bem eficiente, mas requer a limpeza adequada do pó branco é produzido como subproduto dos minérios produzidos na água. E também costuma ser mais caro.

Já o umidificador evaporativo é mais barato, e tem uma tecnologia mais tradicional. Ele não produz poeira branca, mas funciona com um filtro para reter os minerais da água. Portanto, são esses modelos que requerem a substituição do filtro regularmente.

Água filtrada, da torneira ou destilada?

Um umidificador ultrassónico funciona bem com água destilada, que passa por processos de transformações químicas para tornar a água pura. Ou seja, sem sais minerais, gases e outros componentes.

Dessa forma, você não terá a poeira branca que esses aparelhos produzem.

Lembre-se também que a água da torneira vem repleta de sais minerais e de cloro, e pode ter outras impurezas.

Então, mesmo que você escolha um modelo de umidificador evaporativo, usar água filtrada ou destilada é uma escolha melhor para a sua saúde.

Tamanho do cômodo

Na hora de escolher um umidificador muitas pessoas eram ao esquecer de considerar o tamanho do cômodo onde vão colocar o aparelho.

Mas, é importante saber que alguns umidificadores não tem boa capacidade para umidificar bem ambientes maiores. Então, aqui vão duas dicas:

Um umidificador pequeno, com tanque de água básico, é ideal para até 27 metros quadrados;

  • Para ambientes com 27 a 47 metros quadrados você precisa de um aparelho mais potente, de tamanho médio.
  • Normalmente, para ambientes residenciais, você não precisa de um aparelho grande.

Outro fator importante a considerar é que um tanque menor exige reposição de água mais frequente.

Medidor de umidade

Alguns aparelhos possuem seu próprio higrômetro, que além de ser um medidor de umidade, desliga o umidificador quanto atinge certo nível de umidade.

É importante que você monitore os níveis de umidade para que o ambiente não fique úmido demais. Portanto, caso o umidificador escolhido não tenha um higrômetro embutido, você pode comprar um separado, caso queira), para medir os níveis de umidade do ar.

É fácil de usar e de limpar?

Os umidificadores de ar vêm em diferentes tamanhos, pesos e formas de uso. Portanto, alguns modelos podem requerer mais cuidados que outros.

E, enquanto que alguns são bem simples de usar, outros já não são tão intuitivos. E nesse caso podem vir com menus e botões que não são tão simples de compreender.

Além disso, é importante conferir se o filtro dos umidificadores evaporativos é fácil de substituir, para não ter dor de cabeça quando a hora de trocar chegar.

Isso significa que prestar atenção a facilidade de uso e de limpar também é importante. Principalmente se essas são necessidades importantes para você como usuário.

Portanto, conferir se o reservatório de água é fácil de limpar, se cabe na pia do seu tanque ou banheiro, etc., também é uma boa ideia.

Tamanho do tanque

Esse também é um fator importante, principalmente se você quer deixar o umidificador ligado durante a noite, enquanto dorme.

Afinal, o tamanho do reservatório permite que o aparelho permaneça ligado por mais tempo sem que a água seja reposta.

Então, considere que um reservatório de 5,2 litros, comum em alguns modelos, é suficiente para o aparelho funcionar por até 12 horas seguidas. Mas, que nem todos os umidificadores de ar vem com um reservatório desse tamanho.

Como escolhemos os 10 melhores umidificadores de ar?

Essa é uma pergunta importante. E por isso mesmo quero explicar para você como elaboramos essa lista com os 10 melhores umidificadores de ar. Porque, afinal, como que um aparelho é melhor que outro?

Bom, para realizar essa escolha foi preciso estabelecer alguns critérios. E o primeiro deles foi a credibilidade da empresa. Então, procuramos aparelhos de empresas confiáveis e reconhecidas no mercado.

Também pesquisamos e analisamos a qualidade de cada produto escolhido. Pois, uma mesma marca produz vários modelos e linhas de produtos. E, não são todos iguais.

Outro ponto importante foi a avaliação dos clientes. Consideramos fundamental ouvir a opinião de quem já teve uma experiência com o produto antes de indica-lo a você.

Dito isso, vamos ao que interessa: confira os 10 melhores umidificador de ar de 2021.

1° Umidificador de Ar AIR1000-BR – Black+Decker

Esse umidificador de Ar AIR1000-BR – Black+Decker é o campeão e está na lista como o melhor umidificador de ar em 2021.

Esse é um umidificador silencioso, que emprega a tecnologia ultrassónica para umedecer e melhorar a qualidade do ar.

Confira mais detalhes na ficha técnica do Ar AIR1000-BR:

• Tipo: umidificador ultrassônico;

• Alimentação: energia elétrica com fio;

• Autonomia média: 20 horas de uso ininterrupto;

• Dimensões do produto: 17.5 x 18.5 x 23.5 cm;

• Peso: 1,21 kg (vazio);

• Capacidade do tanque: 2.5 L;

• Produto bivolt.

Um dos destaques desse aparelho é que ele conta com um recipiente exclusivo para colocar óleos e fragrâncias.

Portanto, além de umedecer, ele também perfuma o ambiente, deixando sua sala, quarto ou até escritório ainda mais agradável.

O aparelho também se desliga de forma automática quando acaba a água do reservatório.

Vantagens

• Não faz barulho;

• Fácil e intuitivo para usar;

• Suporte para essências é prático;

• Faz uma boa quantidade de névoa na regulagem mínima;

• Compacto e cabe muita água.

Desvantagens

• Não tem temporizador para programar o desligamento;

• A luz led do painel não desliga.


2° Umidificador de Ar Ultrassônico Branco Fisher Price Hc115

O Umidificador de Ar Ultrassônico Branco Fisher Price – Hc115, Fischer Price é o segundo colocado entre os melhores umidificadores de ar.

Esse aparelho tem um design bonito e também é muito eficiente.

Pois, assim como a indicação anterior também conta com a eficiente tecnologia ultrassônica.

Confira a ficha técnica do produto:

• Tipo: umidificador ultrassônico;

• Alimentação: energia elétrica com fio;

• Autonomia média: mais de 10 horas de uso ininterrupto;

• Dimensões do produto: 20,8 x 20,8 x 20,5 cm;

• Peso: 740 g (vazio);

• Capacidade do tanque: 3,4 L;

• Produto bivolt.

Esse umidificador da marca da Multilaser desliga automaticamente quando a água do reservatório acaba.

Vantagens

• Produto portátil, fácil de transportar;

• Aparelho silencioso, água dura a noite toda;

• Fácil montagem, limpeza eu uso;

• Tem luz interna que serve como abajur.

Desvantagens

• A luz interna incomoda algumas pessoas.


3° Umidificador Ultrassónico Allergy Free Dual G-Tech

Outro umidificador ultrassônico, esse Allergy Free Dual, G-Tech não fica devendo em qualidade e eficiência as duas referências anteriores.

Além disso, também é um produto bonito e de fácil uso.

• Tipo: umidificador ultrassônico;

• Alimentação: energia elétrica com fio;

• Autonomia média: 10 horas de uso ininterrupto em potência máxima;

• Dimensões do produto: ‎19 x 19 x 34 cm;

• Peso: 1,07 kg (vazio);

• Capacidade do tanque: 3 L;

• Produto bivolt.

Feito com material de qualidade, o Allergy Free Dual tem um ótimo acabamento, e não ocupa muito espaço. É ideal para ambientes com 20 a 25 metros quadrados.

Vantagens

• Produto bem silencioso, ótimo para dormir;

• Fácil de manusear;

• O bico é regulável para aumentar a área de vapor (diferencial);

Desvantagens

• Não desliga automaticamente quando a água acaba.


4° Black+Decker Umidificador de Ar 4L Autovolt AIR4000

Esse Black+Decker Umidificador de Ar 4L Autovolt AIR4000 é um aparelho com ótimo custo-benefício.

Afinal, com um design simples, e ótimo acabamento, ele cumpre o prometido e tem um preço acessível.

Confira mais detalhes na ficha técnica do produto:

• Tipo: umidificador ultrassônico;

• Alimentação: energia elétrica com fio;

• Autonomia média: até 40 horas de uso ininterrupto;

• Dimensões do produto: ‎20 x 20 x 30 cm;

• Peso: 2 kg (vazio);

• Capacidade do tanque: 4 L;

• Voltagem: 110v.

Esse umidificador ultrassônico segue a linha de conforto dos demais aparelhos com essa tecnologia. É silencioso, compacto e eficaz.

Vantagens

• Permite controlar a intensidade da névoa;

• Recipiente de tampa grande facilita a limpeza;

• Luz discreta não incomoda quem dorme no escuro.

Desvantagens

• Não umidifica bem ambientes muito grandes.


5° Umidificador de Ar Digital Branco 2L Elgin

A nossa próxima indicação de hoje é esse Umidificador de Ar Digital, Branco, 2L, 18 Watts, Bivolt, Elgin, que além de bonito gasta apenas 18 Watts de energia e é bivolt.

Além disso, também é compacto e com um preço baixo em comparação a marcas concorrentes.

Confira a ficha técnica do produto:

• Tipo: umidificador ultrassônico;

• Alimentação: energia elétrica com fio;

• Autonomia média: até 10 horas de uso ininterrupto;

• Dimensões do produto: ‎ 14.7 x 12.2 x 27 cm;

• Peso: 530g (vazio);

• Capacidade do tanque: 2 L;

• Voltagem: bivolt.

O umidificador de Ar Digital Elgin também usa a nova tecnologia ultrassônica. Graças a isso, é pequeno e leve.

Vantagens

• Dura a noite inteira;

• Não incomoda, quase zero ruído;

• Ótima potência;

• Desligamento automático quando a água acaba;

• Vem com 3 níveis de névoa para você controlar a intensidade.

Desvantagens

• Trava de água frágil;

• Não dura 10 horas de uso em potência máxima.


6° Umidificador de Ar Branco/Azul Mondial

O Umidificador de Ar Branco/Azul, Bivolt UA-07 é um ótimo produto da marca Mondial, e também possui um bom custo benefício para quem busca um produto durável e eficaz.

Confira mais detalhes na ficha técnica:

• Tipo: umidificador ultrassônico;

• Alimentação: energia elétrica com fio;

• Autonomia média: até 14 horas de uso ininterrupto;

• Dimensões do produto: ‎18.5 x 24 x 32.5 cm;

• Peso: 1,5kg (vazio);

• Capacidade do tanque: 4 L;

• Voltagem: bivolt.

Esse umidificador tem uma saída rotativa, o que permite que você redirecione a névoa e traz maior praticidade de uso.

Vantagens

• Fácil de manusear e usar;

• Tem desligamento automático quando atinge o nível mínimo de água;

• Fácil de usar, névoa bem geladinha.

Desvantagens

• A luz led do aparelho incomoda alguns usuários durante a noite.


7° Umidificador Digital Inteligente Udz Elgin Branco e Azul

O Umidificador Digital Inteligente Udz Elgin Branco e Azul tem um design bonito e uma excelente usabilidade.

Além disso, o produto também vem com timer e um mostrador da temperatura ambiente. Mas, para ficar ainda melhor, o umidificador Digital Inteligente conta ainda com desligamento automático quando a água acaba.

Confira mais informações na ficha técnica do produto:

• Tipo: umidificador ultrassônico;

• Alimentação: energia elétrica com fio;

• Autonomia média: até 10 horas de uso ininterrupto;

• Dimensões do produto: ‎14 x 14 x 32.5 cm;

• Peso: 700g (vazio);

• Capacidade do tanque: 2,5 L;

• Voltagem: bivolt.

Esse umidificador permite também que você escolha o nível de umidade desejado.

Vantagens

• O umidificador desliga automaticamente quando a umidade fica muito elevada, e torna a ligar quando ela cai demais. Muito prático;

• Tem um painel intuitivo, e é bem preciso;

•  Permite usar óleos essenciais e aromáticos;

• Uso diário prático.

Desvantagens

• Não permite ver o nível de água sem retirar o reservatório;

• Luz led forte que incomoda algumas pessoas.


8° Umidificador de Ar Ultrassônico, U-04, 3.7L  Ventisol

Mais uma ótima opção de umidificador ultrassônico para você, conheça o Umidificador de Ar Ultrassônico, U-04, 3.7L, Bivolt, Ventisol.

Confira mais detalhes do produto na ficha técnica:

• Tipo: umidificador ultrassônico;

• Alimentação: energia elétrica com fio;

• Autonomia média: até 10 horas de uso ininterrupto;

• Dimensões do produto: ‎ 20.5 x 20 x 30 cm;

• Peso: 840g (vazio);

• Capacidade do tanque: 3,7 L;

• Voltagem: bivolt.

Esse é um produto com design simples, porém bonito. Também é muito prático para usar, e compacto, facilitando na hora de transportar.

Vantagens

• Produto silencioso;

• Ótima capacidade de armazenamento de água;

• Fácil de limpar;

• Boa vazão de névoa.

Desvantagens

• É um pouco difícil encaixar o reservatório na base;

• Algumas peças são finas, e precisam ser manuseadas com cuidado.


9° Umidificador de Ar Luminária com Difusor de Aromas WAP AIR FLOW

Nossa penúltima dica de hoje é esse Umidificador de Ar Luminária com Difusor de Aromas WAP AIR FLOW, que além de umidificar o ar serve como uma linda luminária para seu quarto.

Confira a ficha técnica do produto:

• Tipo: umidificador ultrassônico;

• Alimentação: energia elétrica com fio;

• Autonomia média: até 12 horas de uso ininterrupto;

• Dimensões do produto: 20.2 x 20.8 x 0.32 cm;

• Peso: 750g (vazio);

• Capacidade do tanque: 4 L;

• Voltagem: bivolt.

Sempre que o recipiente de água está vazio, esse umidificador cumpre o que promete e aciona uma luz vermelha.

Além disso, também conta com desligamento automático e controle de névoa.

Vantagens

• Produto bonito e com boa capacidade de água;

• Permite usar óleos aromáticos a base de água;

• A luz funciona bem e é bonita;

• Tem um bom difusor.

Desvantagens

• Não permite usar óleos essenciais;

• Algumas peças são frágeis, requer cuidado para manusear.


10° Umidificador De Ar, Air Fresh Lenoxx

O Umidificador De Ar, Air Fresh, Bivolt, Branco, Lenoxx é a nossa última indicação de hoje.

Mas, apesar de estar na décima posição, esse aparelho também tem um bom custo-benefício e vale o investimento.

Confira a ficha técnica do Umidificador de Ar Air Fresh:

• Tipo: umidificador ultrassônico;

• Alimentação: energia elétrica com fio;

• Autonomia média: até 10 horas de uso ininterrupto;

• Dimensões do produto: 18 x 22 x 26 cm;

• Peso: 680g (vazio);

• Capacidade do tanque: 2,4 L;

• Voltagem: bivolt.

Esse aparelho também conta com controle de intensidade de névoa e luz para indicar o status de funcionamento.

Vantagens

• Fácil de usar e limpar;

• Manual de instruções de fácil entendimento;

• Sai bastante vapor;

• Não faz barulho.

Desvantagens

• A luz led incomoda algumas pessoas;

• Algumas peças são frágeis.

Outras dúvidas frequentes:

Para que serve umidificador?

Essa é uma dúvida bem comum. O umidificador de ar serve para manter a umidade do ar em um nível confortável, adequado a saúde e ao bem-estar de pessoas e animais de estimação. O umidificador também melhora a respiração e pode refrescar o ambiente. Portanto, o uso de umidificadores é ideal para ambientes secos, clima de inverno onde ar perde a umidade e também para locais com constante uso de ar condicionado.

Umidificador gasta muita energia?

Essa é uma das melhores vantagens de ter um umidificador, pois ele não consome quase nada de energia. Você terá no máximo alguns reais a mais na sua conta de luz mesmo com o aparelho ligado o dia todo, 24 horas em potência máxima. O aparelho, quando usada dessa forma, consome no máximo 25-30 watts, com pequenas variações dependendo da marca e modelo.

Quais as contraindicações do umidificador?

Não há nenhuma contraindicação para o uso do umidificador. A única recomendação é não umidificar o ambiente se a umidade já estiver alta, e não umidificar também além do necessário (50 a 80%). Pois, em níveis muito elevados a umidade do ar pode intensificar problemas respiratórios, e levar ao surgimento de fungos.

Qual a diferença do umidificador para o climatizador de ar?

A principal diferença entre o umidificador e o climatizador de ar é que os umidificadores não alteram a temperatura do ambiente. Mas, apenas umedecem o ar, deixando o local mais confortável seja inverno ou verão. Isso porque o umidificador tem como função melhorar a qualidade do ar. Já os climatizadores podem amenizar a temperatura ambiente em até 5 graus.

Para quem é indicado o umidificador? Alivia sinusite, renite?

O uso de umidificador de ar é indicado para qualquer pessoa com problemas respiratórios e alergias. Também é recomendado seu uso para qualquer pessoa em condições de clima muito seco. O uso correto do umidificador de ar alivia a sinusite, renite, congestionamento nasal e outros problemas respiratórios causados pelo tempo seco.

Dicas finais

Um bom umidificador pode ser a solução que faltava para você dormir melhor a noite. E na seleção de hoje você conferiu 10 opções que não vão deixar você na mão.

E, já sabe: a melhor forma de escolher o produto certo para você é considerar as suas reais necessidades como usuário.

Qual dos 10 melhores umidificador de ar 2021 é o seu preferido? Compartilhe com a gente nos comentários!

Se esse guia foi útil para você, não esqueça de compartilhar com seus amigos e ajude-os a escolher o melhor umidificador de ar para suas necessidades.

Luiza Bianchi

Especialista em gestão de negócios e coordenadora de e-commerce há 8 anos, atuando em duas grandes empresas do setor de varejo online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo