Carregando

Escreva para pesquisar...

Casa

7 Dicas de como limpar o filtro do climatizador de ar

Compartilhe
como limpar o filtro do climatizador de ar

Veja agora alguns dicas essenciais na hora de limpar o filtro do climatizador de ar realizando a higienização correta.

Para aumentar a vida útil do seu climatizador de ar e usufruir de todos os benefícios do eletro, é fundamental que a higienização correta do aparelho seja executada.

A higienização do climatizador não só tem como objetivo reduzir os danos e falhas do aparelho de ventilação, bem como, auxilia a harmonização do ar no ambiente.

No entanto, é essencial que ocorra a limpeza no filtro do climatizador de ar, ou seja, para garantir que a climatização adequada e purificada, os acessórios como os filtros precisam ser higienizados minuciosamente. 

Pensando no consumidor, elaboramos uma lista com 7 dicas simples para você higienizar o filtro do seu climatizador de ar. Continue!

Conheça a lista atualizada com as melhores marcas de climatizador de ar e saiba escolher o aparelho com melhor custo benefício.

1. Prepare as ferramentas

A primeira dica é organizar as ferramentas auxiliares da limpeza, a água, o pano de microfibra, bem como, detergentes neutros são produtos excelentes para a higienização de filtros.

Sendo assim, evite a manipulação de produtos abrasivos como palha de aço e limpadores multiuso à base de cloro. Logo, a melhor opção no mercado são detergentes com pH neutro, principalmente a base de glicerina.

Outra dica, é investir em panos de microfibra por serem mais resistentes, impedem a liberação de retalhos e fiapos como por exemplo, em tecido à base de algodão. O aspirador de pó portátil pode ser um auxiliar para sujeiras mais persistentes. 

2. Desligue o climatizador de ar

Todos os controles e a fonte de energia do climatizador, precisam estar desligadas para a limpeza do filtro e da área externa do aparelho.

Logo, todo o cuidado com a energia é fundamental para a higienização do filtro de ar, sendo assim, evite lavar o filtro próximo da tomada ou no local que fica conservado ao climatizador.

Assim como, não manipule o filtro de ar, antes de desmontar e garantir que as peças externas como a parte superior e inferior do eletrônico estejam limpas.

É indicado, também, que você mantenha a higienização das grades e componentes do climatizador de ar, a fim de evitar qualquer excesso de poeira nos filtros. 

3. Remova a sujeira externa do climatizador

Vale destacar que para executar a higienização completa e eficaz do seu filtro de ar, é importante manter o mesmo cuidado na área externa do climatizador.

Logo, como mencionado anteriormente, utilize um paninho de microfibra umedecido com detergente para a limpeza da estrutura do climatizador de ar.

Você pode acompanhar o manual de instruções da fabricante do seu aparelho para garantir os passos recomendados para o seu produto. 

Uma dica importante, é retirar o excesso de água dos filtros antes de avançar na limpeza. Assim como, manter uma higiene entre 10 a 15 dias regularmente. 

4. Lave o filtro de ar na torneira

À primeira vista pode parecer difícil, no entanto, a limpeza do filtro de ar é simples e intuitiva basta aplicar algumas gotinhas de sabão neutro no acessório e enxaguar no tanque ou mangueira de água.

Filtros com grade acoplada podem ser higienizados com o auxílio da microfibra, assim você retira o excesso de poeira e fragmentos de tecidos como lençol e edredom.

Já para a secagem do filtro de ar, em ambientes com clima favorável, é possível aguardar o escoamento no espaço aberto, como varanda e quintal. 

Entretanto, em apartamentos com temperaturas baixas, os filtros podem ser secos com o auxílio de um ventilador limpo e secador elétrico. 

5. Filtro danificado 

Ao constatar o desgaste aparente do filtro, assim como, dificuldades para o resfriamento e harmonização do ambiente, é primordial que ocorra a substituição do acessório.

Isto é, evite colocar filtros de ar quebrados ou com excesso de sujeira persistente, dessa forma, o climatizador de ar não poderá operar como o esperado, podendo ocasionar dano permanente no aparelho. 

Ainda mais, não tente finalizar a limpeza sem o devido conhecimento técnico para o desmonte do climatizador, isto é, opte pelo atendimento especializado para a higienização do filtro. 

6. Quando contratar um profissional?

A contratação de uma assistência técnica é indicada na ocasião de avaria do climatizador de ar, como também, dificuldades para executar a manutenção preventiva.

Dessa forma, entre em contato com um técnico especialista para verificação com seu climatizador de ar e a execução da manutenção reparadora, em casos de falhas e dificuldades para ligar o eletrodoméstico. 

7. Quando limpar?

Nos primeiros sinais de dificuldade para resfriamento e a climatização do ar, assim como, ao verificar a poeira em contato com o climatizador.

Uma dica é evitar a exposição do aparelho em ambientes como varanda e garagem. Proximidade com tecidos e locais de grande acumulo de poeira, também devem ser evitados.

Já para a higienização o ideal é manter a conservação, em até 15 dias desde a última limpeza. A parte exterior como superfícies e grandes podem ser higienizadas regularmente durante a semana.

Lembre-se de evitar detergentes abrasivos, bem como o uso de tecidos de algodão.

Luiza Bianchi

Especialista em gestão de negócios e coordenadora de e-commerce há 8 anos, atuando em duas grandes empresas do setor de varejo online.

  • 1

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *