Carregando

Escreva para pesquisar...

Casa

10 Dicas de como limpar o climatizador de ar

Compartilhe
como limpar climatizador de ar

Veja um guia completo de como limpar seu climatizador de ar da forma correta e não comprometer seus componentes e nem queimar o aparelho.

O climatizador de ar, promove a melhora na qualidade do ar e visa proporcionar a harmonização climática do ambiente.

Como também, o custo-benefício em relação ao ar-condicionado e aquecedores são atrativos para usufruir de um climatizador, no entanto, a higienização do aparelho e a manutenção preventiva são necessárias.

Desse modo, conservar o manual de instruções e manter a atenção no funcionamento do produto são condições primordiais para o melhor aproveitamento do climatizador de ar. 

Se você estiver pensando em trocar seu climatizador de ar por um mais atual e avançando, não deixe de ver nosso guia atualizado 2021 com os melhores climatizador de ar segundo avaliação dos consumidores.

10 dicas para começar a higienização do seu climatizador de ar em casa

1. Desligue o aparelho da tomada

A primeira dica, essencial para manter a higienização correta do seu climatizador de ar, bem como, evitar possíveis danos ao aparelho é retirar o aparelho da tomada.

Pode parecer uma recomendação simples, entretanto, com a corrida rotina e a ausência de conhecimentos técnicos para a limpeza do climatizador, a ação de desconectar da energia pode ser perdida.

Dessa forma, o primeiro passo é desligar o climatizador da tomada. Já em casas e apartamentos que a fonte de energia encontre dificuldades para o desligamento opte por contratar o técnico especialista para a manutenção.

2. Use pano macio para limpar o painel

As ferramentas auxiliares como toalhas de microfibra e sprays com água são primordiais para a limpeza externa e interna do climatizador.

Dessa maneira, priorize o uso de panos fabricados com microfibra, isto é, um tecido sintético formado por poliéster e poliamida que proporcionam a maciez e resistência para a higienização de superfícies. Logo, impedindo o acúmulo de fios e sujeira tipicamente proporcionado por tecidos de algodão.

Sendo assim, utilize a microfibra umedecida com água para higienizar o painel exterior do climatizador de ar. Lembre-se de umedecer levemente o pano detergente e os solventes são dispensáveis para essa categoria de limpeza.

O álcool isopropílico 70% pode ser um aliado na hora de remover sujeiras e acúmulo de gorduras em eletrônicos, impedindo a oxidação e danos aos climatizadores. 

*ATENÇÃO NUNCA APLIQUE ÁGUA OU OUTRAS SOLUÇÕES DIRETAMENTE NO PAINEL DO CLIMATIZADOR, ISTO É, TODA SUBSTÂNCIA LÍQUIDA PRECISA SER APLICADA, DE FORMA, DIRETA NO PAPEL OU TECIDO. 

3. Limpe o exterior do climatizador de ar

Assim como, o painel e os demais elementos externos do climatizador de ar, também, precisam ser higienizados, dessa forma, aplique novamente uma toalha de microfibra em todo o exterior do ar condicionado ou evaporador.

Comece, a limpeza superficial das grades e higienize entre os espaçamentos dos botões a extensão superior e inferior do ar, precisam ser igualmente limpas , assim, removendo toda concentração de poeira. 

Ainda mais, evite aplicar receitas caseiras compostas por bicarbonato de sódio e amônia para desamarelar os componentes, na situação de envelhecimento imediato do aparelho prefira entrar em contato com a fabricante. 

4. Remova o reservatório de água

O reservatório de água é utilizado para abastecer o climatizador de ar com água, ocasionando a evaporação do elemento, desta forma, umidificando o ar. Função incluída em aparelhos vigentes.

À vista disso, a higienização do componente é necessária para impedir a correnteza de poeiras, assim como, a obstrução do climatizador de água.

Logo, ao retirar a peça semelhante a um mini tanque transfira a água corrente polida com o auxílio de uma esponja macia. Nesse caso algumas gotas de detergente neutro podem auxiliar. 

Após a lavagem do reservatório, seque com um pano totalmente seco e insira novamente o acessório ao climatizador de ar. 

5. limpe o filtro de ar

Dificuldades para o resfriamento do local, assim como, a climatização do ambiente são algumas condições ocasionadas pela obstrução do filtro de ar.

Excesso de poeira e elementos distintos que entram em contato com o aparelho são constituintes que provocam a sujeira, consequentemente a obstrução do climatizador. 

Por esta razão, higienizar o filtro de ar é primordial para ampliar a vida útil do aparelho, bem como, executar a manutenção periódica do produto. 

Para impedir a aglomeração da poeira e o bloqueio no momento de lavar, prefira pela execução do aspirador de pó, desse modo, a sujeira será aspirada apropriadamente.

Alguns modelos diferem a localização e retirada do filtro de ar do climatizador, por isso recomendamos que verifique a marca e modelo do seu aparelho, e procure no Youtube pela limpeza específica do seu modelo, seja para limpar o filtro do climatizador de ar da Consul, Britânia, Mondial, Cadence, Philco, dentre outras marcas.

6. Limpe o filtro do painel evaporativo

O painel evaporativo conhecido popularmente como “colmeia”, também precisa ser higienizado, dessa maneira retire o painel e limpe-o com a microfibra umedecida.

Leve o painel até uma área externa e higienize com água corrente até a limpeza total do componente. Além de tudo, ajuda de água em temperatura morna pode ser útil para sujeiras mais persistentes.

Ainda mais, o auxílio de escovas com cerdas macias, por exemplo: aquele escovão velho já em não uso de banho pode dar uma mãozinha naquela poeirinha acumulada. 

Já para secar opte por expor o componente em uma área arejada com correntes de ar, entretanto em dias chuvosos você pode optar por um pano seco. 

7. Limpe todo o interior

A higienização do interior em climatizadores em grandes proporções pode ser executada com o auxilio de um aspirador de ar, assim como, o aspirador portátil. 

Dessa maneira, a sujeira é aspirada facilmente sem precisar criar circunstâncias de risco, bem como, evita gastos com outras ferramentas.

Soluções líquidas, por exemplo água e detergentes não são indicadas para a higiene interna do climatizador, logo, invista apenas na extração de poeira com o aspirador de pó. 

É importante destacar que cada climatizador de ar, acompanha o manual de instruções do fabricante que garantem as recomendações necessárias e específicas para a limpeza correta do aparelho. 

Sendo assim, não se preocupe se encontrar adversidades entre um climatizador e outro, cada fabricante propõe uma limpeza diversa. 

8. Quando limpar o climatizador de ar?

Ao verificar obstruções e o funcionamento inadequado do produto é recomendado efetuar a manutenção de limpeza do climatizador de ar.

Uma dica é checar na grade externa do aparelho, possíveis obstruções como fiapos e poeiras e até mesmo fios de cabelos ao constatar o acúmulo desses elementos, opte pela limpeza adequada.

Em algumas situações o residente pode encontrar o aumento da energia elétrica e a dificuldade da harmonização do ambiente ao conectar o climatizador. 

Portanto, para evitar possíveis desgastes e o mal uso do aparelho, invista na higienização recorrente do climatizador de ar. 

9. Por que limpar?

Além da economia na conta de luz e o funcionamento correto do climatizador, a higienização do aparelho, também é essencial para impedir fontes de patologias como gripes e doenças do sistema pulmonar.

Isto é, a concentração de poeiras e sujeiras no exterior e interior do climatizador de ar condicionam a movimentação de ácaros e vírus precursores da gripe e doenças do trato respiratório.

Sendo assim, ao constatar alergias constantes e dificuldades para adormecer e até permanecer no ambiente com climatizador conectado verifique se a limpeza do aparelho está em dia.

Diante disso, fique atento na limpeza semanal do climatizador de ar, destacando o filtro e a parte exterior do aparelho. 

10. Manutenção preventiva

Ao manter a higienização em dia do climatizador de ar, você evita possíveis desgastes e custos elevados com reparações e até troca do aparelho.

Ou seja, a limpeza do climatizador é chamada de manutenção preventiva, conceito que pode ser descrito como uma ação que impede e verifica falhas e danos em um eletrodoméstico ou eletrônico.

Dessa forma, é essencial manter a preservação do climatizador de ar, assim, optando pela higienização periódica do aparelho drenando a água e desobstruindo filtros e painéis. 

Luiza Bianchi

Especialista em gestão de negócios e coordenadora de e-commerce há 8 anos, atuando em duas grandes empresas do setor de varejo online.

  • 1

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *